Mobilidade Erasmus em Toulouse

Decorreu de 15 a 19 de novembro uma mobilidade Erasmus do projeto da biblioteca escolar “Literacies at the service of integration and citizenship”, em Toulouse, França, com o Collège Henri Toulouse-Lautrec.

A equipa de docentes – espanhóis, eslovacos e portugueses – foi muito bem recebida pela equipa Erasmus francesa, tendo-se procedido à troca de presentes entre os coordenadores, na presença do Diretor da escola. Em seguida, foi-nos apresentado o Sr. Solito, responsável pelos assuntos internacionais e Europeus em Toulouse, em representação do Diretor da Academia da região de Toulouse, com quem tivemos a oportunidade de desenvolver uma interessante conversa sobre as valências do nosso projeto e do programa Erasmus.

A professora coordenadora francesa, Valérie Lignè, fez-nos uma apresentação detalhada da sua escola e do sistema educativo francês. A escola pública Toulouse-Lautrec é frequentada por alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos. Os alunos com necessidades educativas especiais frequentam diferentes turmas da parte da manhã e, da parte da tarde, têm aulas separadamente. Existem nessa escola cursos com saída profissional, destinada a alunos de 13 e 14 anos, na área da agricultura e do turismo.

Dado que o projeto envolve diretamente todas as bibliotecas parceiras, ainda na manhã do dia 15 efetuamos uma visita conjunta à biblioteca escolar, arquitetonicamente moderna e com luz natural em todo o seu espaço. A biblioteca fica no 1º piso do átrio principal da escola.

Foram apresentadas pela coordenadora Valérie Lignè as atividades iniciadas no ano anterior com o seu Clube de Leitura, que se realiza uma vez por semana, envolvendo quinze alunos. Os livros utilizados no Clube foram adquiridos com verba financiada pelo programa Erasmus.

Da parte da tarde, guiados pela professora Valérie Lignè, fizemos um roteiro pedestre de duas horas pelo centro de Toulouse, percurso esse ligado à Resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial, visitando diversos monumentos evocativos aos heróis da resistência, a sede da Gestapo e um pequeno museu.

No dia 16, terça-feira, para além da reunião de trabalho em que se reagendaram as datas das mobilidades, vistamos um workshop onde os alunos aprendiam a cozinhar e a servir, tendo-nos os mesmos preparado umas panquecas para provarmos. Um momento muito agradável.

Definiram-se as atividades a serem desenvolvidas no âmbito deste projeto para os meses seguintes: concurso do logótipo e do slogan para o projeto; escrita criativa; “10 minutos a ler”; “Parar a ler”, evocação do “Dia do Livro” e “The sound of book”. Estipularam-se e realizaram-se os questionários para a avaliação do projeto e para a disseminação do mesmo, acordando-se a criação de artigos e a realização de um workshop.

Da parte da tarde, a equipa de docentes portuguesa realizou uma sessão formativa sobre o funcionamento do eTwinning, plataforma que agrega todo o trabalho desenvolvido em contexto dos projetos Erasmus. Foram desenhadas e criadas em seguida todas as páginas deste projeto eTwinning.

No dia 17 de novembro, debateu-se o modelo a utilizar para avaliar o projeto. Todos os presentes concordaram em utilizar o mesmo modelo em todos os países. Aprovou-se o modelo proposto pela equipa da Eslováquia, tendo a equipa portuguesa realizado o mesmo de imediato e o disponibilizado a todos os parceiros. O questionário foi dirigido aos alunos de modo a haver feedback sobre a sua experiência. Registou-se a necessidade de se realizar um inquérito equivalente para as famílias.

Ainda de manhã, tivemos oportunidade de assistir a uma aula de História, Geografia e Educação Cívica com a colega Dorothee, no final da qual, curiosamente, conhecemos dois alunos dessa turma de origem portuguesa, um de Vizela e outro de Lisboa. Foi um momento muito agradável.

No dia 18 de dezembro, quinta-feira, decidimos realizar um questionário sobre leitura, que avaliasse os alunos envolvidos no início e no final do projeto.

Durante a tarde visitamos um programa específico da escola, denominado “School life and Senior Education Advisors”, em que tivemos ocasião de falar com os alunos responsáveis pelo programa. Alguns são estudantes universitários que lhes compete orientar esses alunos, acompanhando a sua assiduidade, intervalos e na cantina durante o almoço. No caso de faltar um professor, eles avançam para a sala de aula com uma atividade de ocupação. Prestam apoio direto aos alunos com dificuldades educativas e mantêm contactos com as famílias dos mesmos.

No dia 19 de novembro, último dia desta mobilidade, o ponto da ordem de trabalhos foi “Ferramentas digitais cooperativas”. Dinamizada a sessão pela coordenadora Valérie Lignè que nos apresentou os aplicativos “Classroomscreen.com” e “Frampad.org”. A equipa portuguesa, por seu turno, apresentou as ferramentas digitais “Wakelet” e “Emaze”.

Num projeto com o foco na leitura e nas literacias, o encerramento das atividades foi feito com uma atividade na biblioteca escolar dinamizada pela professora documentalista Hélène Loye, envolvendo uma turma, em torno da literacia da informação e dos media.

O almoço de despedida foi realizado numa livraria restaurante, uma experiência única, na qual pudemos conviver num agradável momento com um espaço de restauração vegetariano/vegan rodeado de excelentes livros, onde não faltou também nas estantes a companhia de Fernando Pessoa.

Por fim, registe-se a enorme qualidade das sessões e workshops que tivemos oportunidade de frequentar e que nos foi proporcionada pela extraordinária equipa francesa, a quem muito agradecemos todo o empenho em nos granjear experiências formativas e culturais de elevado nível.