Programa Parlamento dos Jovens 2022/Secundário

No âmbito da inscrição da Escola no Programa Parlamento dos Jovens 2022/Secundário, com o tema “Fake news: o impacto da desinformação na democracia”, estão a ser dinamizadas atividades, nas turmas de Ensino Secundário, que visam incrementar e robustecer a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente no que concerne à mobilização dos jovens para a participação democrática e assunção de sentido crítico face à informação.
É objetivo das aulas de Cidadania e Desenvolvimento capacitar os jovens, enquanto consumidores de media, para o exercício de uma cidadania ativa, crítica e interventiva na esfera democrática.
Por essa razão incentivamos os alunos à constituição de listas para a participação no “Parlamento dos Jovens”; cada lista deve ser composta, obrigatoriamente, por 10 candidatos (tens de estar inscrito no 10.º, 11.º ou 12.º ano e não teres mais de 19 anos a 24 de outubro) e na apresentação da candidatura deves propor 3 medidas sobre o tema desta edição, com uma breve justificação. Neste âmbito está também prevista a vinda de um deputado da Assembleia da República ao Agrupamento, com o objetivo de sensibilizar para a temática desta edição.
Datas relevantes do Programa “Parlamento dos Jovens”- Fase Escolar:
– Apresentação de listas e medidas – até 14.01.2022;
– Campanha Eleitoral – de 17 a 23.01.2022;
– Eleições listas do Secundário – 25.01.2022;
– Sessão Escolar – 28.01.2022.
Tens mais informações na página https://jovens.parlamento.pt/sec/Paginas/sec.aspx
Esta é a oportunidade de aprender muito sobre o tema, de aprender como se discutem os assuntos no Parlamento, de desenvolver a capacidade de argumentação, discutindo ideias com outros jovens, e conhecer diretamente os teus Deputados, mulheres e homens que foram eleitos para representar os cidadãos portugueses na Assembleia da República. Ao perceber, na prática, como funcionam os órgãos políticos, poderás participar de forma mais ativa e eficaz na vida da tua escola ou da tua cidade e, assim, exercer a tua cidadania. Pensa bem: são os jovens de hoje, como tu, que vão ser os políticos de amanhã.
Envolve-te no Programa! Cria a tua lista!”