Parlamento dos Jovens-Ensino Secundário

No dia 13 de dezembro tivemos entre nós a presença da deputada Bebiana Cunha, do PAN. Desmistificar a figura do político e conhecer o papel dos nossos representantes na Assembleia da República, bem como esclarecer o que são fake news e o impacto da desinformação na democracia foram alguns dos propósitos da palestra/debate, realizada no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens. Obrigada Bebiana Cunha por este momento de reflexão e aprendizagem. Obrigada Arménio Costa, presidente da Junta de Canelas, pela cedência do magnífico Auditório Maestro Cesário Costa.

“Deputada e alunos na luta contra as fake news. No dia 13 de dezembro, a Junta de Freguesia de Canelas recebeu a senhora deputada do PAN, Bebiana Cunha, e os alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Canelas. Devido ao projeto Parlamento Jovens, a deputada dirigiu-se à Junta de Freguesia de Canelas para falar sobre como funciona o parlamento, sensibilizar para o problema das fake news e a forma como podem condicionar a democracia. Durante a palestra, respondeu a algumas perguntas dos alunos e ouviu as suas propostas sobre como combater este fenómeno.”

Carina Almeida, 10ºC

“Hoje em dia, os alunos, na sua grande maioria, têm uma noção errada da vida de um deputado, tanto ao nível pessoal como público.

O Parlamento Jovem ajuda-nos a perceber, então, o trabalho que um deputado tem, o esforço despendido a pensar em formas de superar as dificuldades do país e a melhor maneira de as agilizar. Para além disso, a participação neste tipo de projeto permite preparar os alunos para a vida adulta e, no caso de alguns, fomentar o interesse pela política. Penso que o nosso contacto direto com os deputados ajuda a ver o mundo da política de outro ângulo. Quando temos dúvidas sobre como funciona o parlamento e como é ter uma vida política, não há nada melhor para as esclarecer do que questionarmos os próprios deputados, que nos conseguem responder com clareza. Deste modo, o projeto Parlamento dos Jovens acaba por ter uma influência positiva na construção dos novos cidadãos: os alunos.”

Ivan Marinho, 10ºC