2º Dia – The Inner Classroom reloaded – Projeto Erasmus+ – Mobilidade Áustria

Diário de bordo 21/03

Projeto Erasmus+ “The Inner Classroom reloaded: a motivação e a concentração através da aprendizagem não formal”.

Hoje, 21 de março, o sol brilhou em Lebring e a “temperatura subiu” para a receção aos nossos alunos, na escola austríaca, parceira do projeto.

Por volta das 7:40H, fomos carinhosa e calorosamente recebidos pelos professores e alunos que nos deram as boas-vindas, desejando uma ótima estadia e uma mão cheia de experiências únicas.

Em seguida, tivemos a oportunidade de conhecer a escola através da apresentação, sala a sala, de diferentes níveis de aprendizagem. Nesta visita interativa, o entusiasmo dos nossos alunos em conhecer as  práticas adotadas nesta escola e a simpatia dos austríacos, fez com que todos os elementos tivessem a oportunidade de participar na aplicação de certos conhecimentos em sala de aula que se destinam a promover a concentração dos alunos e a motivá-los a aprender.

Constatamos, particularmente, a forma como utilizam as novas tecnologias na sala de aula, Mindfulness e Positive Discipline. Estas interações, têm por base ensinar as crianças a mitigar os seus problemas em vez de as punir quando não conseguem corresponder ao que lhes é solicitado a nível académico, para que se tornem membros responsáveis e respeitosos da nossa sociedade.

Após este trabalho colaborativo e partilha de novas práticas pedagógicas e didáticas, realizou-se uma caça ao tesouro sobre várias temáticas inerentes ao projeto e ao respetivo país.

Este foi um dia emocionante e instrutivo.

No fim, decorreu a primeira reunião de professores líderes de projeto de Portugal, Espanha e Áustria.

Até já.

A coordenadora do projeto,