3º Dia – The Inner Classroom reloaded – Projeto Erasmus+ – Mobilidade Áustria

Diário de bordo 22/03

Os dias, na Áustria, têm acordado ensolarados e convidativos a novas experiências.

Desta feita, bem cedinho, partimos rumo à escola St. Margarethen, por entre verdes pastos e floresta, em Lebring, situada na margem direita do rio Mur, a cerca de 4 km a sul de Wildon e a 8 km a norte de Leibnitz.

Durante toda a manhã, a boa disposição e a vontade de experimentar atividades de intervenção artística reinaram.

As propostas destas atividades foram recebidas com entusiasmo, nomeadamente 3 Workshops com diferentes abordagens, no âmbito da intervenção artística: desenho e pintura com graffiti; culinária e música.

Num ambiente preparado, os alunos encontram estímulos de aprendizagem que lhes permitiram escolher livremente temas de trabalho, materiais e autodeterminação do ritmo da concretização da tarefa. Os alunos verificaram eles próprios os resultados do seu trabalho. O objetivo desta tarefa colaborativa, assenta na capacidade crescente de autodeterminação no quadro de uma ordem aceite que é trabalhada em conjunto: autoestima, autoconfiança e sentido de responsabilidade social.

Estas disciplinas fazem parte do currículo, os conteúdos educativos e os requisitos de desempenho são adaptados a diferentes níveis de desempenho.

Para gáudio dos alunos, o almoço foi delicioso e o mural ficou espetacular!!

Mas o dia ainda não tinha acabado!

E depois do almoço, embarcamos numa viagem histórica e comovente, que servirá de memória para não cair no esquecimento. Visitamos um antigo campo de concentração e ouvimos os horrores perpetuados por Hitler durante a guerra.

A formação do recife de coral, a mina na época romana e na Idade Média, o campo de concentração da Segunda Guerra Mundial e o túnel de paz, são os pontos focais da exposição. No entanto, também são realizados concertos e representações teatrais na galeria.

Até já.

A coordenadora do Projeto