JOB SHADOWING   Projeto Eramus+ AK1 [Córdova]

Os projetos KA1 visam proporcionar aos professores uma oportunidade de realizar Mobilidades Individuais para Aprendizagem, em diversos países europeus, e, assim, contactar com práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras, políticas e sistemas de educação europeus.

Neste âmbito, duas professoras, uma de língua inglesa e uma de história e geografia deste agrupamento, deslocaram-se a Córdova, à escola IES Ángel de Saavedra, onde, durante uma semana, observaram diversas aulas, de diferentes níveis de ensino.

A visita pontuou-se pela hospitalidade e disponibilidade de toda a comunidade educativa, com quem foi possível trocar impressões sobre as práticas educativas, relacionadas com os eixos de intervenção prioritária inscritos no Projeto Educativo de ambas as escolas.

Destacam-se na nossa visita:

O Projeto de bilinguismo, que tem como objetivo reforçar e desenvolver o conhecimento da língua inglesa, que é a língua de referência para determinadas áreas, denominadas áreas não linguísticas. Desta forma, os alunos estão expostos à língua estrangeira mais tempo e aprendem conteúdos de matérias especificas através do inglês. Assim, em áreas como a biologia, a educação física a educação plástica, a filosofia, a físico-química e a música, pelo menos 50% dos conteúdos são ensinados e aprendidos em inglês. Para esse efeito, são contratados dois assistentes de língua, no caso deste ano letivo, um de nacionalidade americana e outro de nacionalidade inglesa, que colaboraram com os professores em contexto de sala de aula. A sua função é muito importante pois funcionam como modelo de correção linguística, e como transmissores da cultura dos seus países de língua de origem.

O ensino profissional é também uma grande aposta da escola, com muita aceitação na comunidade local, e também de outras comunidades autónomas. Oferecem várias saídas profissionais nas  seguintes especialidades: comunicação, imagem e som. As instalações contam com infraestruturas e material bastante moderno.

Salienta-se, ainda, a participação e o reconhecimento do trabalho desenvolvido, desde 1994, em projetos Europeus, nomeadamente Socrates, Comenius, Leonardo e, mais recentemente, ao Programa Erasmus+.

A nossa visita teve, também, uma forte componente cultural da qual destacamos as visitas guiadas pelo diretor e vice-diretora/cordenadora de Erasmus da escola à Catedral de Córdova, e à cidade de Medina Azahara Medina, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2018, que é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, e uma visita imprescindível.

Finalmente, os nossos sinceros agradecimentos ao diretor Luís Miguel Prados, à Pilar Torres, vice-diretora e coordenadora do Projeto assim como a todos os docentes do IES Ángel de Savedra que tão gentilmente nos receberam.

As docentes,

Paula Aires e Olga Leite