Mobilidade à Catânia – Projeto Erasmus + da biblioteca escolar

De 27 de março a 2 de abril teve lugar uma mobilidade Erasmus + do projeto “Literacies at the servisse of integration and citizenship”, integrando uma equipa de dois professores da biblioteca escolar e quatro alunas da turma A do 6º ano que deslocaram à Sicilia, à sua escola parceira ICS “San Domenico Savio, na localidade de S. Gregório, Catânia”. Nesta mobilidade para além da Itália e Portugal estiveram presentes alunos e docentes da Eslováquia, França e Espanha.

A receção das famílias italianas à chegada dos nossos alunos foi esfuziante e de uma autenticidade extraordinária, feita através de aplausos e cartazes com as boas-vindas a cada uma das nossas alunas. O ambiente não poderia ser melhor e durante toda a semana o relacionamento entre alunos portugueses e italianos e famílias que os hospedaram foi muito afetuoso.

Logo no primeiro dia de atividades, os alunos apresentaram-se nas salas de aulas e travaram conhecimento com os colegas. A primeira atividade que desenvolveram foi uma apresentação da respetiva escola, partilhando fotografias, informação e factos de interesse.

Os professores, por seu turno, após uma visita guiada a toda a escola, tiveram a primeira reunião de trabalho para conhecer o sistema de educação italiano.

No final da manhã decorreu um Kahoot para os alunos sobre o livro relativo a esta mobilidade “A rapariga que roubava livros”. A participação das equipas fez-se integrando alunos de diferentes países e o resultado foi um importante trabalho coletivo.

Já na presença da equipa diretiva da escola que deu as boas-vindas a todos os alunos e professores, os alunos participaram num workshop intitulado “Let’s make Erasmus Travel diary”.

Os professores na 2ª feira de tarde deram seguimento à reunião iniciada na manhã, analisando os resultados alcançados de acordo com os objetivos estabelecidos para o projeto. Debateu-se ainda as atividades de leitura e como desenvolver as competências de escrita.

Na terça-feira de amanhã, todos os alunos dos diferentes países apresentaram as suas experiências de leitura do livro e apresentaram os seus trabalhos. Os nossos alunos, apesar de mais novos, tiveram uma apresentação muito cativante.

Por volta das 11 horas da manhã, todo o grupo Erasmus foi recebido na Câmara Municipal de San Gregorio pelo seu “Mayor”, o qual deu as boas-vindas aos docentes e alunos da mobilidade Erasmus. Após o visionamento de uma apresentação dos alunos italianos sobre a sua localidade, cada um dos países na voz dos seus alunos apresentou um vídeo sobre o seu país. No final, todos os presentes receberam umas ofertas e foram convidados para um almoço.

Da parte da tarde, foi realizado um tour em Acicastello e Acitrezza, numa zona localizada na costa do Mar Jónico, onde pudemos conhecer a longa história da atividade marítima daquelas povoações. No dia 30, tivemos a oportunidade de visitar o Mosteiro Beneditino da Catânia. Este mosteiro, o quarto maior da Europa, é atualmente uma universidade frequentada por dez mil alunos e possui uma biblioteca de enorme interesse histórico, que podemos visitar e admirar. No final da visita, iniciou-se um interessantíssimo workshop para os alunos, nada mais nada menos do que construir um livro pelas suas próprias mãos. Foi apresentada previamente um filme demonstrando o processo de evolução da escrita e dos seus suportes ao longo da História.

No período da tarde, visitamos o centro histórico da Catânia que foi fundada pelos gregos no século VIII a.c.. A cidade foi destruída por um violento terramoto em 1169 e foi atingida várias vezes pela lava resultante das erupções do enorme vulcão que se situa muito próximo da cidade, o Etna. A Sicília foi ocupada por diferentes povos ao longo da sua história e tem por isso traços culturais e arquitetónicos de enorme interesse, já que foi no século XIV e no período do Renascimento um importante centro cultural, onde foi fundada a primeira universidade italiana em 1434. O centro histórico da Catânia revela influências barrocas e é considerado património mundial pela Unesco.

E se parecia que mais não havia para nos surpreender, eis que a quinta-feira nos trouxe extraordinárias revelações: naturais e históricas. De manhã, após uma viagem tortuosa de autocarro até ao vulcão Etna. Fomos recebidos pelo frio – muita neve presente – vento e chuva, mas que não desanimaram os alunos que rapidamente foram explorar a neve. O Etna é um dos maiores vulcões ativos do planeta e está em constante estado de atividade. Nessa manhã esteve muito calmo!

No período da tarde, visitamos uma das mais belas cidades da Sicília, Taormina, fundada em 734 a.c. quando os gregos ali estabeleceram uma colónia.

A cidade é lindíssima e com umas vistas magníficas para o mar. O seu jardim central é exuberante e o seu teatro é monumental.

Já no último dia, 1 de abril, a manhã foi ocupada na escola com atividades sobre literatura e cultura italiana, dando a oportunidade aos alunos de conhecer os seus principais escritores, seguido de um jogo de equipa. Os professores fizeram a sua última reunião, revendo objetivos, prazos, mobilidades e forma de disseminação.

Esta mobilidade na Sicilia revelou-se extraordinariamente rica em História, Literatura, Arte e Cultura e uma oportunidade única para todos aqueles que nela participaram. Termino destacando a qualidade da equipa italiana na preparação de todas as atividades e a enorme hospitalidade desses docentes, dos seus alunos – de uma disponibilidade, cuidado com os colegas e educação ímpares – das famílias que hospedaram os nossos alunos e lhes conferiram um trato familiar e de amizade inolvidável. Por essas razões, a despedida foi muito emotiva, reveladora da amizade que nasceu com esta mobilidade entre todos os jovens alunos participantes. Parabéns à Isabel, à Isabela, Leonor e Rita do 6º A por terem representado Portugal e a nossa escola e tirado proveito desta extraordinária experiência que o Programa Erasmus + lhes proporcionou.

Profs. Augusto Oliveira e Manuel Pinto