Projeto ERASMUS+- Heal the Sea

A nossa escola, por estes dias, vai estar no centro da Europa!

Não acreditam? Os nossos parceiros do projeto ERASMUS+Heal the Sea acabam de chegar. A comitiva é constituída por 15 professores e 25 alunos provenientes de lugares tão próximos como Lisboa ou tão distantes como a Ilha da Reunião, no Índico. Temos ainda visitantes italianos, romenos e turcos.

Para os acolher, uma equipa de professores de várias áreas disciplinares e alunos de vários níveis de escolaridade e de anos e turmas diferentes – interculturalidade no seu expoente máximo.

Esta mobilidade ao Porto e à escola de Canelas vai permitir que os nossos alunos apresentem trabalhos que resultaram de várias articulações curriculares, projetos desenvolvidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, verdadeiros exemplos de inclusão e flexibilidade. Para não vos enfastiar, abstenho-me de enumerar todas as competências do tão afamado perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória que foram trabalhadas.

Perdoem-me a tendência para o devaneio mas não consigo entender como é que alunos que pertencem a esta escola ponderem trocá-la por outra qualquer…A nossa é única!

Hoje, 22 de abril, fizeram uma visita guiada pela escola, tendo ficado extasiados com a qualidade das instalações, a variedade de clubes e projetos destinados a alunos e o tipo de apoios que Canelas tem para oferecer.

Depois do esforço físico para conhecer o nosso quarteirão, o merecido lanche em grupo, agora que a COVID permite mas sem descurar as medidas de higiene.

A meio da manhã os nossos alunos apresentaram o Marine Cultural Heritage Festival, no grande auditório. Devo dizer-vos que estou verdadeiramente orgulhosa pela qualidade dos trabalhos apresentados. Música, poesia, drama, reportagens sobre oceanos e mares, limpezas de praia…

Um rol de atividades artísticas e culturais produzidas com recurso a várias ferramentas digitais e articulando saberes e conteúdos de várias disciplinas. Caros encarregados de educação, os nossos alunos estão a ser preparados para o mundo do trabalho aqui e além fronteiras!

Depois do almoço, espaço para a ciência e arte trabalhadas em dois workshops que decorreram em simultâneo. O primeiro para analisar as características e a qualidade da água do mar quando comparada à água da torneira e à água destilada, o segundo para construir uma peça artística com tampas de garrafas de plástico recolhidas por alunos de várias turmas, com o intuito de alertar para o flagelo da poluição do mar por microplásticos – educação ambiental em ação!

Para fechar com chave de ouro este primeiro dia, um jantar na escola confecionado por um estabelecimento de restauração local e servido pelos nossos alunos do Curso Profissional de Restaurante e Bar (estabelecemos pontes com a comunidade local e damos oportunidade aos alunos para trabalharem competências de caráter mais prático do seu curso).

Foi um dia preenchido e profícuo. Os nossos visitantes vão fazer-nos companhia até 26 de abril. Prometo que não vos vou maçar com crónicas diárias (teria tanto para dizer…), no entanto, no fim desta mobilidade volto para vos contar os seus aspetos mais interessantes e curiosos e, resumidamente, vos relatar todo o trabalho pedagógico desenvolvido. Trabalho? Claro que sim, um projeto de qualidade só se realiza com muito trabalho por parte de professores e alunos. No entanto, não vamos descurar nem o convívio nem os momentos de lazer.

A Vossa

Lady ERASMUS+