DELF Scolaire 2022

Nos passados dias 19 e 20 de maio, realizaram-se, na Escola Básica e Secundária de Canelas, os exames DELF Scolaire de nível A1, A2, B1 e B2.

Várias são as instituições que inscreveram os seus alunos/candidatos, a saber:

– Centro de Educação Integral São João da Madeira;

– Escola Básica Infanta D. Mafalda;

– Agrupamento de Escolas de Arouca;

– Escola Secundária de Diogo de Macedo;

– Escola Secundária de Carvalhos;

– Agrupamento de Escolas António Sérgio;

– Escola Secundária Almeida Garrett;

– Colégio Nossa Senhora da Bonança;

– Agrupamento de Escolas João da Silva Correia;

– Escola Profissional de Música de Espinho;

– Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira;

– Escola Básica e Secundária de Canelas;

– Agrupamento de Escolas de Vila D’Este.

No total, 210 alunos/candidatos realizaram o exame DELF Scolaire:

Nível A1 – 28 candidatos;

Nível A2 – 120 candidatos;

Nível B1 – 59 candidatos;

Nível B2 – 3 candidatos.

Assumindo-se como um instrumento de avaliação externa, os exames DELF (Diplôme d’Études en Langue Française) permitem a obtenção de um diploma oficial, dispensado pelo Ministério Francês da Educação Nacional, para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros, ao nível da compreensão oral, produção oral, compreensão escrita e produção escrita. A certificação DELF atende às normas internacionais de conceção de provas e está em harmonia com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. É um diploma reconhecido internacionalmente e é vitalício.

Como habitualmente, a Escola Básica e Secundária de Canelas, enquanto Centro de Avaliação – Exames oficiais de língua francesa, associou-se orgulhosamente à Alliance Française do Porto, Centro de Exames, na implementação desta iniciativa tão importante para o presente e futuro de todos estes alunos.

Durante as provas do dia 20, estiveram presentes representantes  de France Education International  e da Gestion Centrale, que se deslocaram à nossa escola para avaliar o desempenho da Alliance Française do Porto na organização das provas escritas e orais dos candidatos A2 e B2. A nossa instituição, Escola Básica e Secundária de Canelas, teve um papel fundamental nesta avaliação, visto ter facilitado as melhores condições  logísticas  para a realização de tais provas.

Neste momento, resta-nos esperar pelos resultados dos candidatos nas provas que realizaram e desejar que estes correspondam às suas expectativas.

Os docentes do Grupo Disciplinar de Francês agradecem a todos os docentes a sua compreensão pelos transtornos causados decorrentes da alteração das salas que foi necessário efetuar e dirige uma palavra de gratidão também à equipa diretiva, aos assistentes operacionais e aos alunos que se envolveram na organização dos espaços para a realização destes exames.

O Grupo Disciplinar de Francês