Projeto “Meet my country through my eyes” – Dia da Criança

Atividade no âmbito das organizações

“Teach for Portugal- Teach for Nigeria”

O dia da criança é emblemático tanto para relembrar os direitos e a valorização das crianças como para desenvolver atividades pedagógicas criativas. Neste sentido o projeto “Meet my country through my eyes” desenvolvido pela professora de inglês Paula Aires e a mentora Talitha Vaz da Organização Teach For Portugal tem como objetivo realizar o encontro intercultural de estudantes portugueses e nigerianos através do olhar afetivo.

Dinamizaram, através de perguntas geradoras como o que é especial para cada criança em relação a gastronomia, locais e pessoas… Neste sentido um dos lugares imperdíveis para Miguel, aluno do 5I, é fazer compras com os pais no mercado Pingo Doce enquanto para Helena uma pessoa a conhecer é a sua irmã e assim, através de desenhos e treinando a comunicação na língua inglesa, os estudantes de Canelas foram desafiados a ativarem múltiplas competências.

Os estudantes nigerianos apresentaram diversos desenhos dentre eles borboletas coloridas e variadas, comidas típicas tais como “amala, ewedu e ogunfe, efo riro e panla fish, pounded yam, egusi and beef, ofada rice e ayamase stew”, dentre outros vínculos afetivos que os define.

A experiência proporcionou um momento de encantamento, descoberta e conhecimento, mas a verdadeira permuta afetiva ocorreu quando as câmaras ligaram e os diferentes olhares de cada lado se cruzaram e dentre toda a preparação entre desenhos, gramática e texto de apresentação, a verdadeira ânsia estava no balançar das mãos, no sorriso e no estonteante “Hello!!”.

A mentora da Teach For Portugal
Talitha Vaz