Projeto Erasmus+ “Let Me Show You Around” – Mobilidade Letónia – Parte 1

2022_05_28 Partida

A 5ª e última mobilidade do projeto Erasmus+ “Let Me Show You Around”, decorreu entre 28 de maio e 4 de junho, na Letónia, envolvendo três alunos do 12.ºF/G, finalistas dos Cursos Profissionais de Técnico de Turismo e de Técnico de Restaurante-Bar, que fizeram uma pausa na Formação em Contexto de Trabalho (FCT) para realizar esta importante experiência.

A viagem teve início, bem cedo, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde os nossos alunos se despediram das famílias e acompanharam atentamente toda a logística de embarque, importante competência para os formandos da área do Turismo. A escala em Barcelona contou com uma profícua sessão de trabalho.

O grupo aterrou na capital da Letónia – Riga – perto das 23h00, pelo que aí pernoitou. Apesar de estar uma noite de chuva, o percurso pela cidade já deixou antever a sua beleza, que seria confirmada no dia seguinte.

2022_05_29 Visita a Riga, acolhimento nas famílias

O dia 29, domingo, começou com uma visita à capital – Riga – durante a qual os participantes tiveram oportunidade de conhecer os monumentos, com destaque para o Monumento da Liberdade; as ruas, com os lindíssimos edifícios de Arte Nova e o florido Parque Bastejkalna. O grupo visitou o Museu da Ocupação da Letónia, onde se encontra o testemunho de uma importante parte da história do país, que não pode deixar ninguém indiferente.

A caminho de Mazsalaca, as construções foram dando lugar a campos de cultivo, aos quais a colza, uma importante cultura oleaginosa, confere à paisagem um inconfundível tom amarelo vivo, em contraste com o verde intenso das manchas florestais. Ao fim da tarde, os nossos alunos foram recebidos pelas famílias letonianas onde ficaram alojados durante esta semana, uma excelente oportunidade para conhecer e partilhar a cultura, os hábitos e os costumes.

2022_05_30 Acolhimento na escola, visita e workshop

No primeiro dia de trabalhos, os grupos, oriundos da Estónia (cidade de Rakvere), Grécia (cidade de Volos), Itália (cidade de Bitonto) e Portugal (Canelas – Vila Nova de Gaia) foram acolhidos pelos anfitriões da Letónia na Mazsalacas Vidusskola (Mazsalaca Secondary school) situada na cidade de Mazsalaca, a 150 km da capital.

A receção contou com um espetáculo de música e danças tradicionais, uma visita às instalações e dinâmicas de quebra-gelo.

Seguiu-se a apresentação dos alunos e dos trabalhos desenvolvidos por cada parceiro, após cada uma das mobilidades anteriormente realizadas, cujos temas versaram o Turismo, Des(emprego), Empreendedorismo/Ambiente. À tarde realizou-se um workshop de fabrico de velas, uma atividade empreendedora de um grupo de alunos letonianos.

2022_05_31 Valmiera

Na terça-feira, o grupo visitou um projeto empreendedor de animação turística num espaço florestal, onde a madeira, tão abundante na Letónia, permitiu criar as mais espantosas diversões.

Seguiu-se a visita à igreja de Valmiera e ao Parque Sajuto, onde a nossa aluna Daniela se aventurou em atividades de arborismo, enquanto os restantes elementos do grupo visitavam esta lindíssima floresta.

Sara Lucas (Coordenadora do Projeto) e Odete Melo (Coordenadora Eco Escolas)