PAP – Curso profissional de técnico de turismo

Finalistas do curso profissional de técnico de turismo, no ano letivo de 2021/22, mais uma vez, escolheram e delinearam as suas provas de aptidão profissional (PAP), balizadas também em objetivos inclusivos de transversalidade e de fomento de valores de cidadania, conferindo-lhes um cunho predominantemente prático, numa primeira mostra pública das competências acumuladas ao longo de três anos de formação.

PROJETO “CANELAS EM AÇÃO”
Um grupo de formandas do 12.º F [Cátia, Inês, Tânia e Teresa], sob a orientação do professor Jaime e o apoio do diretor de curso, programou e dinamizou uma dupla atividade de índole lúdico-recreativa e ambiental.
Assim, no dia 14 de junho, proporcionou, na Quinta da Formiga (em Serzedo), passeios a cavalo para crianças e jovens do projeto “Sim Somos Capazes”. Para aí se deslocaram todos os participantes, acompanhados pelos seus responsáveis, desfrutando, com alegria, de uma manhã fresca, quase estival, humanamente calorosa.
Para o dia 15 de junho, foi programada, para os alunos do 6.º ano de escolaridade (ensino básico), uma caminhada pela trilha da Serra de Negrelos [Canelas], bem como a realização de atividades lúdico-desportivas /jogos tradicionais no campo de jogos, numa parceria com a empresa de organização de eventos “Desfrutar” e junta de freguesia de Canelas. Porém, como o dia despertou sombrio e com ameaça de chuva, todas as atividades foram transferidas para o parque desportivo da escola, não se efetuando, óbvia e lamentavelmente, a salutar caminhada.
Ultrapassado o instantâneo e natural desalento, numa onda de boa compreensão, todos colaboraram (organizadores, participantes e docentes das turmas envolvidas) para que também essa manhã desportiva, de final do ano letivo, tivesse êxito e plena satisfação.
Assim foi! As formandas do projeto PAP marcaram os espaços dos jogos tradicionais (corrida de sacos, jogo da corda, jogo “terra, mar e ar”, jogo do galo humano, jogo do mata…) e os técnicos da “Desfrutar” encheram os dois magníficos insufláveis e predispuseram os matraquilhos humanos e os karting. E depois? Foi o contentamento do pequeno público convidado, que esperou (um pouco) e ansiava experimentar toda aquela variedade lúdica. Turma a turma, grupo a grupo, todos, respeitando a sua vez, dada pelos organizadores, tal como a regra da rotatividade, puderam conviver e desfrutar, com prazer e alegria, de umas breves mas boas horas de diversiva atividade física e recreativa.

PROJETO “BAILE DE FINALISTAS”
No dia 8 de julho (a partir das 20h30), um grupo de formandas do 12.º F [Bruna, Daniela Rúdi e Jéssica], sob a orientação do professor Jaime e o apoio do diretor de curso, após vários dias de preparação, levou a cabo o projetado “Baile de Finalistas” para alunos do 9.º e 12.º ano de escolaridade. A organização deste evento proporcionou às formandas um diverso e faseado trabalho preliminar, experimentando na prática algo que viram no compêndio de alguns módulos curriculares. Para os últimos dias, ficaram as confirmações, os convites, a disposição do espaço (mesas, cadeiras…), outros pormenores, a ornamentação da cantina da escola (local da realização do jantar e baile), etc.
Para a concretização e o reconhecido sucesso deste projeto, foi fundamental, não apenas a recetividade da direção do Agrupamento, mas ainda a prestimosa colaboração de outros colegas (e um ex-aluno) do mesmo curso e do curso profissional de restaurante-bar, que, voluntariamente, ajudaram sobretudo no serviço do jantar.
A satisfação foi geral face à adesão e postura de todos os intervenientes, tendo decorrido o evento sem o menor deslize comportamental.
Esta atividade de animação e de convívio escolar, a que não faltou o imprescindível DJ, constituiu, deste modo, uma boa e mobilizadora experiência de aprendizagem, de interação e de sociabilidade (e inclusão), com o agrado e entusiasmo dos participantes, tendo atingido, no plano da sua realização de eventos, os objetivos preconizados.