SESSÃO DE ESCLARECIMENTO – Próximo dia 11 de outubro, pelas 18h00, na Sede do Agrupamento de Escolas de Canelas (Escola Básica e Secundária de Canelas).

O que é?

O Centro Qualifica é um serviço que tem por objetivo principal desenvolver:

• processos de informação e orientação com vista ao encaminhamento dos utentes para as ofertas de educação e formação mais adequadas;
  • processos de RVCC Profissional;
  • processos de RVCC Escolar.

A quem se destinam os serviços do Centro Qualifica?

• Adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação ou que procurem melhorar a sua situação face ao mercado de emprego;
  • Jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

Inscreva-se nessa altura…

O que é o processo de RVCC Profissional?

O Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais (RVCC Profissional) é um processo que permite obter uma certificação profissional com base na demonstração de aprendizagens realizadas ao longo da vida e de competências adquiridas através da experiência profissional ou noutros contextos.

Existem processos de RVCC Profissional para várias saídas profissionais do Catálogo Nacional de Qualificações.

O mesmo candidato pode desenvolver em simultâneo um processo de RVCC Escolar e Profissional (RVCC de Dupla Certificação).

A certificação obtida através desta modalidade é equivalente à atribuída nas outras modalidades de qualificação.

O que é o processo de RVCC Escolar?

O Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares (RVCC EScolar) é um processo que permite obter uma certificação escolar com base na demonstração de aprendizagens realizadas ao longo da vida e de competências adquiridas através da experiência profissional ou noutros contextos.

Existem processos de RVCC Escolar de nível básico e secundário.

A certificação obtida através desta modalidade é equivalente à atribuída nas outras modalidades de qualificação e permite o prosseguimento de estudos.

NB: A adultos que pretendam aumentar as suas qualificações escolares. No caso dos candidatos com idade igual ou inferior a 23 anos, é obrigatório que possuam pelo menos três anos de experiência profissional, devidamente comprovada nos termos da lei.