Visita de estudo ao Solar Condes de Resende

Os alunos do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo realizaram na passada sexta feira dia 21, uma visita de estudo ao Solar Condes de Resende em Canelas, Vila Nova de Gaia.
Com esta visita que incluiu uma visita guiada, os alunos tiveram a oportunidade de participar num tipo de turismo que tem uma grande expressão em Portugal e ganha cada vez mais adeptos pela quantidade de escritores que ficaram eternizados na História pelas suas obras – o Turismo Literário.

Para além disso, os alunos puderam conhecer um pouco a história de um desses grandes autores, o Eça de Queirós, bem como um dos locais onde ele viveu, e testemunhar in loco algumas peças de mobiliário e pintura de retratos reais.

Os alunos visitaram o jardim das Japoneiras ou das Camélias, com exemplares centenários, e a Estátua de Eça de Queiroz que nesta casa se enamorou de Emília de Castro Pamplona, filha dos Condes de Resende.
Os alunos puderam testemunhar a importância desta casa senhorial em que funciona um Centro de Documentação Histórica, com documentação original desde a Idade Média, um Núcleo Museológico de Arqueologia, Arte e Antropologia e espaço de exposições temporárias e de Congressos.