Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário (edição 2022/23)

No âmbito da inscrição da Escola no Programa Parlamento dos Jovens 2023/Secundário, com o tema Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?, serão dinamizadas atividades, nas turmas de Ensino Secundário, que visam incrementar e robustecer a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente no que concerne à mobilização dos jovens para a participação democrática, aumentando a literacia em saúde. É objetivo das aulas de Cidadania e Desenvolvimento capacitar os jovens na obtenção de um nível de conhecimento, aptidões pessoais e confiança para agir no melhoramento da saúde pessoal e da comunidade, mudando estilos de vida pessoais e condições de vida.
Por essa razão incentivamos os alunos à constituição de listas para a participação no “Parlamento dos Jovens”; cada lista deve ser composta, obrigatoriamente, por 10 candidatos (tens de estar inscrito no 10.º, 11.º ou 12.º ano e não teres mais de 19 anos a 24 de outubro) e na apresentação da candidatura deves propor 3 medidas sobre o tema desta edição, com uma breve justificação.
Tens mais informações na página https://jovens.parlamento.pt/sec/Paginas/sec.aspx
Neste âmbito está prevista uma atividade, em parceria com o SPO do Agrupamento, que visa sensibilizar os alunos do Secundário para as temáticas da Saúde Mental nos Jovens, tema da edição deste ano do Programa. Esta ação decorre na próxima 3ª feira, dia 22 de novembro, no Auditório Grande da Escola, das 9:10 às 10:00h e das 10:20h às 11:10h,
Está também prevista a vinda de um deputado da Assembleia da República ao Agrupamento, com o objetivo de sensibilizar para a temática desta edição.

Esta é a oportunidade de aprender muito sobre o tema, de aprender como se discutem os assuntos no Parlamento, de desenvolver a capacidade de argumentação e  conhecer diretamente os teus Deputados, mulheres e homens que foram eleitos para representar os cidadãos portugueses na Assembleia da República. Ao perceber, na prática, como funcionam os órgãos políticos, poderás participar de forma mais ativa e eficaz na vida da tua escola ou da tua cidade e, assim, exercer a cidadania. Pensa bem: são os jovens de hoje, como tu, que vão ser os políticos de amanhã.

Envolve-te no Programa! Cria a tua lista!”