Visita de Estudo – Vila do Conde

No dia 7 de dezembro as turmas B, D, F, H e J do 8º ano de escolaridade participaram numa visita de estudo a Vila do Conde, no âmbito das disciplinas de História, Matemática e Português, para visitaram o Museu da Alfândega Régia, a Nau Quinhentista e o Museu de Ciência Viva. Com o objetivo de criarem um guião para uma peça de teatro sobre os Descobrimentos Portugueses, os alunos da Sala Simbiose também participaram na visita de estudo.

Nesta visita, onde o sol e a boa disposição estiveram sempre presentes, podemos “regressar” ao passado e consolidar a temática dos Descobrimentos.

Através da exploração do interior da Nau Quinhentista podemos relembrar a vida dos marinheiros, as ameaças e os perigos em que viviam, as carências alimentares (o célebre biscoito – pão de farinha de trigo cozido duas vezes), a higiene, as doenças mais comuns (mal das gengivas ou escorbuto) e a terapêutica para esses “males” que passava essencialmente pelas sangrias e mezinhas.

No Museu da Alfandega Régia, através da visita orientada pelas guias, conhecemos a importância que este edifício teve no comercio marítimo do século XV, os seus oficiais e os produtos comercializados. Através de maquetes e fotografias, aprendemos ainda como se construía uma nau.

No Museu de Ciência Viva, os alunos participaram na oficina “Desafios Matemáticos”, na qual exploraram conceitos de lógica, áreas, comprimentos, criptografia, sequências, formas e números, com a ajuda de pequenos robôs, os Ozobots.

Para além de proporcionar novas experiências de aprendizagem e promover a consolidação de saberes relacionados com os conteúdos programáticos, a visita também permitiu que os alunos da Sala Simbiose ficassem a conhecer melhor a realidade dos Descobrimentos Portugueses, que será encenada numa peça de teatro a ser apresentada aos alunos do 5.º ano de escolaridade na disciplina de História e Geografia de Portugal.