O Cinema Chama Por Ti! — Uma Turma Difícil

No mês que assinalou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a turma 8.ºG, acompanhada pela professora Paula Varela, assistiu, no âmbito do ciclo de cinema, O Cinema Chama Por ti!, na biblioteca escolar, ao filme francês, Uma Turma difícil de Marie-Castille-Mention-Sharr, que consta das sugestões do Plano Nacional de Cinema.

Apresentamos algumas ideias dos alunos sobre esta experiência cinematográfica!

O filme começa com uma professora, no seu primeiro dia de aulas, numa escola francesa. Quando estava a apresentar-se, dois rapazes começaram a lutar… Um dia, essa professora decidiu dar a conhecer um projeto, um concurso, mas os alunos pensaram que iam perder e ser humilhados. Contudo, a professora disse-lhes que confiava neles. Com o passar do tempo, os jovens começaram a dar-se bem uns com os outros e a turma passou a ser bem melhor.

Neste filme é retratada uma turma que descobre factos que aconteciam na segunda guerra mundial, período histórico em que os nazis enviavam homens, mulheres e crianças para campos de concentração. Os alunos conhecem um homem que sobreviveu a um campo de concentração e que conta a história da sua vida, pelo que ficaram surpreendidos com a história narrada. A partir desse momento, começaram a levar uma vida melhor e com mais respeito.

Achei o filme muito interessante porque transmite uma mensagem importante: respeitar o próximo e não julgar.

Eu gostei da mensagem transmitida pelo filme e da história sobre a Segunda Guerra Mundial. Não gostei das cenas violentas no início do filme.

Gostei do desenrolar do filme, principalmente do final.

O filme mostra que não devemos desistir do nosso objetivo, mesmo havendo obstáculos, e que tudo é possível se colaborarmos.

Gostei do filme, aprendi muito com ele.

Achei o filme bastante interessante. Acho que não tem defeitos, pois é baseado em factos reais e considero que retratou bem o que é uma turma com bastantes problemas.

Gostei do filme.  Devemos ver mais filmes. Um por semana.

Gostei muito do filme porque a minha turma identificou-se e começou a valorizar o que temos.

Achei o filme interessante porque passou várias mensagens importantes, mostrando que as pessoas podem mudar.

Eu acho que o filme fala de religiões e de racismo.

Eu gostei muito do filme porque fala de assuntos importantes: a guerra, e que, quando os adolescentes querem, conseguem mudar.

Achei muito interessante o facto de uma turma má conseguir mudar e concretizar o seu objetivo.

Gostei muito porque retrata culturas diferentes.