TIMSS 2023 / ICILS 2023

O IAVE (Instituto de avaliação Educativa, I.P), é o responsável pela coordenação e aplicação nacional do Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) e do International Computer and Information Literacy Study (ICILS), dirigidos pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA).

O TIMSS é o estudo internacional de avaliação do desempenho dos alunos do 8.º ano de escolaridade a Matemática e a Ciências.

O ICILS avalia a literacia digital e de utilização da informação dos jovens que frequentam o 8.º ano de escolaridade e também as competências do pensamento computacional.

Mais 60 países vão participar no TIMSS 2023. Portugal está entre os países participantes neste importante estudo.

O ciclo de 2023 apresenta aos países a oportunidade única de participar do TIMSS e do ICILS da IEA ao mesmo tempo.

O Agrupamento de Escolas de Canelas foi selecionado para participar neste estudo, sendo a sua colaboração fundamental para o sucesso da iniciativa.

O IEA selecionou, de forma aleatória, três turmas: 8ºD e 8ºJ (TIMSS 2023) e 8ºK (ICILS 2023). Estes estudos serão aplicados nos dias 19 de abril (8ºD e J) e 26 de abril (8ºK), através da realização de testes em formato digital.

A coordenação da participação nacional nos estudos TIMSS 2023 e ICILS 2023 é assegurada pela Equipa dos Estudos Internacionais do IAVE (https://iave.pt/estudos-internacionais/estudos-internacionais/)