Mobilidade à Polónia, março de 2022

Na semana de 13 a 17 de março, um grupo de professores e alunos viajaram para Varsóvia, Polónia, no âmbito do projeto “School Libraries promoting readers, values, literacies, skills and inclusion”, para a penúltima mobilidade Erasmus+ deste projeto.

A escola anfitriã: XIII Lieceum Ogólnoksztalcace z Oddzialami Dwujezycznymi, criou um programa muito diversificado que cumpria os objetivos do projeto, bem como, uma componente cultural profícua e rica em prol do multiculturalismo europeu “como fator de enriquecimento e abertura de novas e diversas possibilidades”.

A semana começou com um programa de boas-vindas, totalmente realizado por alunos polacos, onde se destacou o cuidado posto no acontecimento. Seguiu-se a apresentação dos trabalhos realizados pelas diferentes escolas parceiras de acordo com os objetivos desta mobilidade.

No segundo dia da mobilidade, alunos e professores deslocaram-se a Auschwitz para visitarem os campos de concentração Auschwitz I e Auschwitz II, ponto alto da mobilidade já que o Holocausto foi um dos temas centrais do trabalho desenvolvido pelos alunos no âmbito do projeto. Foi uma visita particularmente importante para os alunos portugueses, italianos e gregos, por ter permitido um contacto real com os locais abordados nos temas trabalhados ao longo do projeto, dos acontecimentos trágicos ocorridos durante a II Guerra Mundial. Na viagem de regresso a Varsóvia o grupo visitou a cidade monumental de Cracóvia.

Chegados ao terceiro dia da mobilidade os alunos tiveram a oportunidade de assistirem e observarem como decorre uma aula de inglês dada por professores polacos e os métodos pedagógicos utilizados por estes. Seguiu-se uma tarde cultural com visita ao Castelo Real.

O penúltimo dia da mobilidade foi destinado a visitar alguns dos locais que fizeram parte do Gueto de Varsóvia, local relacionado com os judeus polacos e referência histórica decorrente dos acontecimentos ocorridos durante a II Guerra Mundial. Seguiu-se a visita ao “Polin Museum”, Museu da História dos Judeus Polacos, de grande importância para se perceber muitos dos acontecimentos da história atual e passada do povo judeu, particularmente o polaco. Ambas a visitas convergiram com os temas e objetivos abordados no projeto. Por último, ainda foi proporcionado ao grupo uma visita guiada ao “Palácio do Presidente Polaco”.

No último dia realizou-se a cerimónia de entrega de diplomas, com a participação do diretor da escola, aos participantes desta mobilidade. Da parte de tarde, os alunos participaram num Pedipaper na zona Antiga de Varsóvia, tendo por tópico a história da cidade, organizado pelos alunos polacos.

Esta mobilidade decorreu na maior cordialidade entre alunos e professores, reforçou laços de amizade e de empatia. Ampliou os conhecimentos enriquecendo todos e cada um individualmente. Os locais visitados para além de permitirem experienciar vivências, coroaram e consolidaram os trabalhos realizados ao longo  deste projeto. Por último, uma saudação especial e muito  particular  aos alunos que participaram nesta mobilidade e que com todo o empenho deram o seu melhor: Artur Machado, 12ºA;Maria Barbosa, 12ºA;Francisco Soares, 12ºA;João Guerra,12ºA e Gabriel Inocêncio,11ºD.