Visita de estudo – Porto

Na passada sexta-feira, dia 24 de março, as turmas do 11º e 12º ano do curso de Humanidades tiveram a oportunidade de visitar a Igreja de São Francisco, uma das igrejas mais antigas e emblemáticas da cidade do Porto. A visita guiada permitiu que os alunos conhecessem a riqueza histórica e cultural da igreja, cuja construção se inicia no século XIII e conta com elementos arquitetónicos de diferentes períodos, como o gótico e o barroco.

Após a visita, o grupo decidiu aproveitar o bom tempo e fazer um pequeno percurso pelas ruas da Ribeira. Durante o passeio, os estudantes ficaram animados e deram azo aos seus dons artísticos, cantando e dançando trazendo vida e alegria aos turistas e transeuntes que por lá passavam.

O almoço ao ar livre foi um momento muito aguardado e o ambiente descontraído proporcionou um momento de convívio e de integração.

De tarde o grupo dirigiu-se ao Museu do Holocausto que abriga uma coleção de objetos, fotografias e documentos que relatam a história do Holocausto, o genocídio de milhões de judeus e outras minorias étnicas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma oportunidade para os estudantes aprofundarem esse período sombrio da história mundial e refletirem sobre a importância da tolerância e do respeito pelas diferenças culturais, religiosas e da necessidade de se lutar contra o preconceito e a intolerância em todas as suas formas.

A tarde foi ainda dedicada a um passeio pelo famoso Jardim do Passeio Alegre, onde os estudantes puderam desfrutar da beleza natural do local, onde o rio e o mar se cruzam e visitar os sanitários públicos construídos no início do seculo XX, um dos melhores exemplos de decoração do estilo da “arte nova”.