Projecto comunitário – Escola Básica do Curro

Paz para Sorrir: um projecto de educação para a Paz

Iniciado em Novembro de 2022, o projecto comunitário Paz para Sorrir, criado e dinamizado pelas mentoras pedagógicas da Teach for Portugal, Raquel Rodrigues e Talitha Vaz, que esteve presente até Dezembro de 2022, procura promover a educação para a paz.

Este tem lugar na Escola Básica do Curro, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Canelas. O nome tem origem na música “Tocando em frente”, de Almir Sater, onde se escuta: “É preciso amor pra poder pulsar/ É preciso paz pra poder sorrir/ É preciso a chuva para florir.”

As sessões realizam-se duas vezes por semana, com as turmas de 3º e 4º anos. O trabalho desenvolvido organiza-se em três módulos: lidera-te, lidera com os/as outros/as e lidera a mudança.

Os encontros têm início com uma dinâmica de aquecimento trazida por um(a) aluno/a, o que constitui uma forma de potenciar o sentido de responsabilidade, a criatividade e a autonomia. Segue-se uma actividade principal, orientada pelo tema em pesquisa, que, geralmente, convoca as expressões artísticas e momentos de diálogo, visando incentivar uma reflexão colectiva constante. A prática de meditação encerra as sessões, sendo também conduzida por uma das crianças.

O projecto tem sido bastante reconhecido pelos/as encarregados/as de educação, que comentam o bem-estar e alegria dos/as seus/suas educandos/as, bem como pelas docentes responsáveis pelas turmas. “O Projeto Paz para Sorrir tem-se revelado uma mais valia para levar os alunos a um melhor conhecimento de si mesmos. Através da meditação proporciona uma gestão adequada das emoções, bem como a sua auto-regulação. Desta forma, fomenta também relações interpessoais baseadas no respeito, na autoconfiança e na cooperação”, descrevem as docentes Vera Jacob e Eduarda Santos.

Está presente a preocupação de criar uma porosidade entre a escola e o mundo, a partir, também, da visita de especialistas. No passado dia 9 de Março, Elane Fonseca, bailarina e professora de Dança, realizou um workshop de Dança Criativa com as turmas envolvidas, e no dia 30 do mesmo mês, João Oliveira, musicoterapeuta, dinamizou uma sessão de Música.

*Artigo escrito ao abrigo do Antigo Acordo Ortográfico