Aluna ganha bolsa de estudo na Alemanha

Inês Lopes 11.º C

Quando a minha professora de alemão me apresentou este projeto, decidi candidatar-me com dois vídeos (em alemão, claro!): o primeiro, de apresentação pessoal, e o segundo, sobre o dia de S. Martinho (Martinstag), no qual comparei esta festividade na Alemanha e em Portugal. Com este trabalho, fui uma das duas vencedoras a nível nacional!

A Embaixada da República Federal da Alemanha (em cooperação com a Direção-Geral de Educação e o Goethe-Institut Portugal) tinha comunicado que, em 2023, daria continuidade ao programa de prémios para o incentivo de alunos estrangeiros ao estudo da língua alemã. De facto, o programa está a ser promovido em oitenta e quatro nações e proporciona uma estadia na Alemanha, de aproximadamente quatro semanas (de 15 de agosto a 12 de setembro), aos melhores alunos de alemão, escolhidos com base num processo de seleção específico. Relativamente a Portugal, estava prevista a participação no programa de dois alunos do ensino secundário. Para eleger estes dois alunos, foi promovido um concurso, e eu fui uma das felizes contempladas.

Aquando da atribuição do prémio, a representante da embaixada alemã em Portugal dirigiu-me, gentilmente, estas palavras:

«Tenho o prazer de comunicar, em nome do Júri (DGE, Goethe-Institut e Embaixada) do programa de incentivo ao estudo da língua alemã do PAD-Pädagogischer Austauschdienst (Serviço Pedagógico de Intercâmbio) deste ano, que foste uma das alunas premiadas. Muitos parabéns!»

Resta-me expressar aqui a minha enorme felicidade pelo prémio que me foi atribuído, aproveitando para agradecer à minha professora de alemão, Filomena Fernandes, por me ter dado a conhecer este projeto e pelo apoio incondicional que me proporcionou.