Relembrando Abril

No dia 12 de maio os alunos das turmas de Humanidades tiveram o prazer de assistir a uma palestra sobre o 25 de Abril proferida pelo Professor Francisco Cantanhede.

A audiência foi conquistada pelas estórias e pela paixão do orador. A sua capacidade de transmitir os conhecimentos de forma envolvente e inspiradora destacou-se, e os participantes foram instigados a refletir sobre o impacto da Revolução dos Cravos na sociedade portuguesa.

Durante a palestra, o Professor Cantanhede mergulhou nas suas experiências e vivencias da infância, oferecendo-nos uma perspetiva única sobre os acontecimentos que levaram à Revolução dos Cravos.  As memórias pessoais trouxeram uma dimensão humana à palestra, destacando-se ainda as lutas enfrentadas por aqueles que viveram nesse momento histórico. Ao fazê-lo, o Professor demonstrou como a “Esperança” pode emergir nos momentos mais desafiantes, afirmando que mesmo num tempo de autoritarismo há sempre espaço para a confiança e para a mudança. Desta forma não foram esquecidas as transformações políticas, sociais e culturais que ocorreram após a queda da ditadura e a abertura para as novas formas de expressão artística.

No final da palestra, todos saímos com uma sensação renovada de esperança e otimismo, sendo lembrados da importância de manter viva a chama da democracia indispensável para a construção de uma sociedade mais justa e livre.