Projeto Erasmus+ “Heal de Sea” – Mobilidade à Turquia

Clara Carvalho |12ºA

Experiência de uma vida!

Durante a semana de 24 a 30 de abril, vivi uma experiência entusiasmante, integrada numa cultura nova: o projeto Erasmus «Heal de Sea» e a Turquia como destino foram os responsáveis por isso.

Para começar a nossa aventura, aproveitamos um ótimo dia em Istambul, uma cidade belíssima e repleta de história.

Quando chegamos a Tokat, não podíamos ter sido mais bem acolhidos pelos fantásticos alunos e professores da escola e pelas famílias com quem vivemos aqueles dias. A comida era fantástica e até o chá! (bebi 5 litros de chá turco: faz parte da tradição turca bebê-lo às refeições). Além disso, voltei a encontrar amigos meus que tinha conhecido em mobilidades anteriores.

Em suma, o Erasmus trouxe-me tudo isto: uma proximidade única com outras pessoas, outros lugares, outra cultura!

Clara Caridade |12ºA

A ignorância e a mente fechada são elementos que não devemos levar na mala quando viajamos. E, de facto, não o fizemos. Por isso, durante uma semana, estivemos totalmente disponíveis para receber novos costumes, tradições e conhecimento, por exemplo, sobre uma religião diferente.

Durante toda a viagem fomos recebidas de braços abertos, tanto pela escola como pelas famílias que nos acolheram. Estavam sempre dispostos a ensinar-nos mais sobre o seu país e a sua cultura.

O primeiro dia foi passado em Istambul, uma das cidades mais importantes da Turquia. Fizemos um tour rápido, mas muito bem aproveitado, por alguns pontos principais da cidade, tais como, a Mesquita Azul, Hagia Sofia ou o Grande Bazar.

Com a escola, visitamos museus que contam a história de Tokat e do povo turco. Aprendemos como se tecem os lenços, como se fazem os carimbos nos próprios lenços e aprendemos o processo de manufatura dos acessórios em cobre e couro. Envolvemo-nos em atividades ligadas à água (nomeadamente o seu pH, em diferentes contextos).

Desde o pequeno-almoço à ceia, experimentamos comidas completamente distintas das que encontrámos na nossa dieta mediterrânica. A qualquer altura do dia, o povo turco está habituado a beber chá preto em taças típicas, que nunca tínhamos visto em Portugal.

De forma geral, este projeto proporcionou-nos uma oportunidade única de conhecermos um país lindíssimo e rico em cultura. Sinto que, com esta mobilidade, comecei a saber e a apreciar mais os países e a cultura do médio oriente, a sua história e o seu estilo de vida.

Leonor Gomes |11ºC

Sem dúvida que esta viagem à Turquia vai ficar para sempre na minha memória!

Desde o início deste projeto que a Turquia se tinha tornado a minha mobilidade de eleição e, de facto, não me arrependo nada de ter escolhido este maravilhoso país!

Durante a semana em que lá estive, tive a oportunidade de conhecer a cidade gigantesca que é Istambul, onde visitei inúmeras mesquitas, cada uma mais bela que a anterior! Andei por vários jardins e mercados enormes, entre os quais, o famoso Grand Bazaar!

A experiência que tive em Tokat também não ficou nada atrás de Istambul. Fui extremamente bem recebida por todos, nomeadamente pela família que me acolheu e que se mostrou sempre muito carinhosa comigo. Estou-lhes grata por tudo!

Foi, também, em Tokat que tive mais contacto com a verdadeira cultura turca, com muito chá à mistura! Aprendi muito sobre a sua história, através da visita a vários museus e monumentos e percebi que, realmente, é tudo muito diferente em comparação com o nosso país. No entanto, adaptei-me sempre muito bem às diferenças.

Ainda houve oportunidade para conhecemos outros colegas portugueses, de Lisboa, com quem me dei logo muito bem!

Além disso, não poderia deixar de mencionar e agradecer ao grupo que me acompanhou nesta aventura, tanto às minhas colegas, como às professoras, sempre dispostas a ajudar.

Obrigada Turquia!!!