Curso Erasmus+ Innovative Approaches to Teaching

Durante a paragem letiva da Páscoa, deslocamo-nos à capital da Chéquia, para frequentar o curso com o tema “Innovative Approaches to Teaching”, que teve lugar no ITC (International Training Center – PRAGA). Este centro Erasmus funciona num dos edifícios da Universidade Técnica Checa, Instituto Checo de Informática, Robótica e Cibernética. O acolhimento por parte da instituição foi muito bom e os recursos físicos disponibilizados foram bastante adequados para que a formação decorresse com a qualidade necessária. Os responsáveis do centro de formação bem como a formadora mostraram sempre disponibilidade e preocupação com o acolhimento dos formandos. No 1º dia organizaram uma dinâmica para socialização do grupo seguido de citytour pelo centro de Praga. No curso foi feita uma abordagem teórica inicial com foco nas competências mais relevantes do século XXI. Destas destacamos as seguintes: pensamento criativo e crítico; colaboração e comunicação; criatividade e inovação; literacia digital entre outras. Nesse âmbito, foram trabalhados diferentes módulos tais como, aprendizagem baseada em questionários e tarefas, gamificação na sala de aula, utilização de aplicações online, sala de aula invertida, metacognição (ensinar a aprender), narrativa digital, tendências atuais sobre avaliação formativa e sumativa. No desenvolvimento e na concretização das sessões de formação foram utilizadas várias dinâmicas de grupo onde se incentivou o trabalho colaborativo, o debate e a partilha de novas ideias, apresentação de trabalhos ao grupo de formandos e testadas ferramentas digitais para suportar as metodologias abordadas. Destas, realçamos o Goosechase (Inspirado na caça ao tesouro, é uma plataforma online que permite criar experiências interativas), Storyjumper (onde alunos, pais e professores colaboram para publicar seus próprios livros de histórias), Edpuzzle (criação e partilha de videoaulas interativas com inclusão de perguntas, imagens e anotações)

Neste curso, adquirimos conhecimentos sobre abordagens inovadoras de aprendizagem que podem ajudar os nossos alunos a obter conhecimentos e competências de forma mais eficaz e envolvente. Algumas destas abordagens incluem: Aprendizagem colaborativa: A aprendizagem colaborativa incentiva os alunos a trabalhar em grupo para alcançar um objetivo comum. Essa abordagem ajuda a desenvolver habilidades de trabalho em equipa, comunicação e liderança, e também pode melhorar a compreensão do aluno sobre o assunto estudado; Aprendizagem baseada em jogos: A aprendizagem baseada em jogos onde estes são utilizados como atividades lúdicas para ajudar os alunos a adquirir competências e conceitos de forma mais envolvente e divertida. Essa abordagem pode aumentar a motivação do aluno e melhorar a retenção de informações; Sala de aula invertida: é uma abordagem inovadora de aprendizagem que envolve a inversão do modelo tradicional de ensino. Nessa abordagem, os alunos estudam os conceitos básicos do assunto em casa, por meio de vídeos, leituras ou outros recursos disponibilizados pelo professor, antes de irem para a sala de aula. Metacognição: que se caracteriza como a habilidade de compreender, monitorizar e controlar o próprio processo de aprendizagem.

(Reflexão da mobilidade Erasmus a Praga – Marco Costa e Nuno Rocha)