Programa Erasmus KA1 – curso  “Media Education + Videomaking at school – Classrooms in action and digital story-telling”

Do dia 28 de Maio ao dia 3 de Junho duas professoras de Artes do nosso agrupamento estiveram em Soverato, Itália, a frequentar, no âmbito do programa Erasmus KA1 ,o curso  “Media Education + Videomaking at school – Classrooms in action and digital story-telling”.

Este curso foi lecionado pela formadora,Kasia Oklefinfka da Polónia.

As participantes aprofundaram conhecimentos na área digital, no programa Inshot, no sentido de potencializar o processo criativo dos seus alunos. Este programa pelo facto de estar disponível para telemóvel facilita a expressão criativa dos alunos e dos professores e a possibilidade de levar as matérias aos alunos numa linguagem da atualidade e a possibilidade que eles próprios possam criar conteúdos para as aulas ou para o desenvolvimento do projeto ITV  ( Canal do youtub, do nosso Agrupamento de Escolas)

Para além das aprendizagens efetuadas a nível do programa do curso, foram também extremamente enriquecedoras as partilhas realizadas com outros participantes que provinham de países tão diversificados como: Roménia, Polónia, Finlândia, Bélgica e Alemanha

Este curso teve a mais-valia de se realizar numa zona de Itália onde a história Medieval brota das construções arquitetónicas, com os seus burgos resistentes no cimo dos montes a vigiar os vales, onde as oliveiras dominam a paisagem. A História, o Sol, o Mar Jónico, as montanhas e a simpatia das gentes desta região recarregaram as energias e fizeram com que o retorno se tornasse numa vontade de fazer acontecer e também de voltar a esse lugar.

A partilha com os seus pares e com os seus alunos é agora o objetivo que move estas docentes utilizando a arte e as novas tecnologias como um facilitador de aprendizagens transversal às diferentes áreas do conhecimento.

Nossa reportagem

Reportagem/curso do Jump