Projeto Erasmus + KA121 Youth for the future [2.ª Mobilidade – Mosbach (Alemanha)]

No mês de outubro, dos dias oito a catorze, nove alunos da turma 12.ºD, e dois do 12.ºB e 12.ºE, realizaram a segunda mobilidade, no âmbito do projeto ERASMUS Youth for the future, acompanhados pelas professoras Cristina Freitas e Filomena Fernandes.

A mobilidade teve lugar na Alemanha, mais especificamente em Mosbach, na escola Augusta-Bender-Schule.

Neste desafiante e produtivo projeto, tendo em conta alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que  fazem parte das metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, os alunos portugueses, franceses e alemães tiveram a oportunidade de fundir as suas diferentes culturas e tradições, colaborando, em harmonia, para a realização de diversos workshops, como o estudo de compostos químicos para a reutilização de materiais, apelando ao consumo e produção responsáveis; a análise de Fake News e a sua desconstrução contribuindo para o bem estar digital; atividades recreativas e motivacionais com o objetivo de reduzir os comportamentos disruptivos e a criação e apresentação de um espetáculo com a declamação de poemas de Fernando Pessoa, Jacques Prévert e Francesco Petrarca, sobre o sonho e a paz, nas três línguas, uma dança e uma dramatização, acompanhadas de músicas, apelando à tolerância,  liberdade e  união entre os povos.

Para além dos workshops, os alunos tiveram o gosto de assistir a uma palestra sobre Fake News, apresentada pela jornalista do canal televisivo alemão, ZDF, Cristina Helberg; conhecer o presidente da Câmara de Mosbach e a sua cidade, e, ainda, visitar outras cidades como Stuttgart e Heidelberg.

Esta mobilidade permitiu uma profunda reflexão sobre o mundo atual, no sentido de encontrar algumas respostas para a sua melhoria, contactando diferentes culturas e criando laços entre os alunos, que são o futuro e a esperança da humanidade.

Ana Mota, 12.ºD