Comemoração do Dia da Saúde Mental

O Serviço de Psicologia e Orientação, em colaboração com a Saúde Escolar, o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PPES) e a Biblioteca Escolar (BE), uniram-se para celebrar no Agrupamento o dia 10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental.

Para realçar a importância da Saúde Mental na comunidade escolar, os docentes foram desafiados a realizar atividades com as suas turmas. Foi proposto que facilitassem a visualização de um pequeno vídeo introdutório sobre o tema da Saúde Mental, para em seguida, solicitarem o envolvimento dos alunos, preferencialmente em pequeno grupo, no sentido de realizarem um desenho (no Jardim de infância e 2 primeiros anos de escolaridade) ou um SLOGAN com uma pequena ilustração alusiva ao tema (do 3º ao 12º ano).

Após a entrega dos trabalhos, estes foram digitalizados para serem votados pela comunidade (docentes, não docentes, pais e encarregados de educação) através de link disponibilizado para o efeito. Os trabalhos mais votados serão reunidos num e-book do Agrupamento.

Esta iniciativa visa sensibilizar alunos, professores e pais sobre a importância do cuidar da saúde mental e emocional e de adotar práticas saudáveis que promovam o bem-estar individual e coletivo. Constitui ainda o compromisso da instituição em promover a conscientização e o autocuidado, envolvendo todos os seus membros em atividades idealmente prazerosas sobre o tema, como contributo para uma comunidade saudável e solidária.