Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário (edição 2023/24)

No âmbito da inscrição da escola no Programa Parlamento dos Jovens 2024/Secundário, com o tema Viver ABRIL na Educaçãocaminhos para uma escola plural   participativa”, serão dinamizadas atividades, nas turmas de Ensino Secundário, que visam incrementar e robustecer a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente no que concerne à mobilização dos jovens para a participação democrática. É objetivo das aulas de Cidadania e Desenvolvimento capacitar os jovens na obtenção de um nível de conhecimento, aptidões pessoais e confiança para agir na resolução de questões que afetam o presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.
Por essa razão incentivamos os alunos à constituição de listas para a participação no “Parlamento dos Jovens”; cada lista deve ser composta, obrigatoriamente, por 10 candidatos (o aluno tem de estar inscrito no 10.º, 11.º ou 12.º ano e não ter mais de 19 anos a 24 de outubro) e na apresentação da candidatura devem propor 3 medidas sobre o tema desta edição, com uma breve justificação.
Mais informações estão disponíveis na página: https://jovens.parlamento.pt/sec2024/Paginas/default.aspx
Neste âmbito está prevista a vinda de um deputado da Assembleia da República ao Agrupamento, com o objetivo de sensibilizar para a temática desta edição. Esta é a oportunidade de aprender muito sobre o tema, de aprender como se discutem os assuntos no Parlamento, de desenvolver a capacidade de argumentação e  conhecer diretamente os Deputados, mulheres e homens que foram eleitos para representar os cidadãos portugueses, na Assembleia da República. Ao perceber, na prática, como funcionam os órgãos políticos, poderás participar de forma mais ativa e eficaz na vida da tua escola ou da tua cidade e, assim, exercer a cidadania. Pensa bem: são os jovens de hoje, como tu, que vão ser os políticos de amanhã.

Envolve-te no Programa! Cria a tua lista!