Clube Ciência Viva visita a Expedição Traversing European Coastlines

O Clube Ciência Viva do nosso agrupamento embarcou numa emocionante jornada ao CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), localizado no Porto, para participar na expedição TREC (Traversing European Coastlines). Este evento extraordinário ofereceu aos 36 alunos participantes uma oportunidade única de mergulhar no mundo da investigação marinha e explorar as vastas riquezas do oceano.

A expedição TREC tem como objetivo principal mapear e compreender a biodiversidade ao longo das costas europeias. O Clube Ciência Viva teve a oportunidade de interagir com cientistas especializados, que partilharam os seus conhecimentos sobre os ecossistemas marinhos e os desafios enfrentados na preservação destes ambientes.

A visita, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Canelas para assegurar o transporte, começou com uma apresentação fascinante sobre a expedição TREC, destacando os objetivos e os métodos utilizados para recolher dados. Os estudantes foram guiados por várias estações.

O destaque da visita foi a participação ativa dos estudantes em atividades, como a análise de amostras microscópicas. Esta experiência prática permitiu aos participantes não apenas adquirir conhecimentos teóricos, mas também desenvolver habilidades práticas no campo da biologia marinha.

Os alunos e professores do Clube Ciência Viva expressaram grande entusiasmo e gratidão pela oportunidade de participar nesta expedição educativa que contribuiu para enriquecer a compreensão dos estudantes sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos.

A visita à expedição TREC, no CIIMAR, não inspirou, apenas, os estudantes, mas também fortaleceu o compromisso do Clube Ciência Viva com a promoção da consciência ambiental e a exploração contínua do vasto e fascinante mundo marinho.

Afonso Fontes e David Cruz (10ºA)