Dia do Agrupamento

No passado dia 16 de fevereiro assinalou-se o Dia do Agrupamento com atividades nas duas bibliotecas escolares.

A biblioteca da escola básica e secundária de Canelas dinamizou um Workshop “Tunnel book”, tendo como mote as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, partindo da exploração da obra “Avó, onde estavas no 25 de abril?”, de Ana Markl. Esta atividade foi dinamizada com as turmas do 4º ano da EB1/JI do Curro e EB1/JI da Lagarteira e com a turma do 5ºA. Foi uma oportunidade para os alunos do 4ºano conhecerem o espaço físico da biblioteca e realizarem uma atividade que alia a literatura às artes.

A biblioteca também promoveu quatro sessões de cinema, em articulação com a coordenadora do Plano Nacional de Cinema.

Foram exibidas as curtas-metragens de animação “Piper”, de Alan Barillaro, e “The Present”, de Jacob Frey, para as turmas do 4ºano da EB1/JI de Alquebre e EB1/JI de Ribes e para grupos do 5º e 6ºano.

A biblioteca escolar do Alquebre esteve aberta à comunidade educativa e dinamizou uma sessão de convívio designada como “Chá Literário”. Os familiares dos alunos tiveram oportunidade de conhecer o espaço físico da biblioteca e os mais recentes trabalhos realizados pelos seus educandos, assim como o acesso a um conjunto de títulos que puderam requisitar para leitura domiciliária. A adesão a esta atividade foi muito significativa e os presentes elogiaram o espaço e as dinâmicas promovidas.

Foi mais uma forma de partilhar que a BIBLIOTECA É UM ESPAÇO PARA TODOS.