Projeto Erasmus da biblioteca escolar distinguido como Boa Prática

A biblioteca escolar assumiu a candidatura e coordenação de um projeto Erasmus+ KA229, Ação Escolar, em 2020, intitulado “School libraries promoting readers, values, literacies, skills and inclusion”, tendo por base a promoção da leitura, subordinado ao tema do Holocausto, obtendo na sua avaliação final 91 pontos em 100 possíveis e a distinção de Boa Prática pela Agência Nacional Erasmus.

Este projeto possibilitou a leitura de diversas obras infanto-juvenis sobre o tema do Holocausto em sala de aula e na biblioteca escolar, dirigido aos alunos do 4º ano, do 2º e 3º ciclo do agrupamento, criando uma rede e leitura e de consciencialização para os direitos humanos. O projeto estendeu-se a atividades como “10 minutos a ler”, “Todos juntos podemos ler” e “Ler em família”, afirmando a sua transversalidade a diferentes disciplinas, alargando-se, como desejado, à sala de aula. Importa aqui salientar o valioso contributo da equipa da biblioteca e dos muitos docentes que prestaram uma colaboração de enorme qualidade.

Este projeto previa a partilha de experiências e de boas práticas e a criação de uma biblioteca escolar numa escola parceira grega, tendo superado este objetivo, garantindo ainda a instalação de uma biblioteca na escola parceira italiana.

Os alunos experienciaram atividades de leitura em diferentes formatos, criaram apresentações orais sobre os “Justos entre as nações”, produziram conteúdos digitais em diferentes aplicativos, criaram recursos digitais sobre o holocausto (audiobooks, videobooks e booktraillers), participaram em concursos literários e, entre outras atividades, produziram ilustrações temáticas, apresentações de vídeo e dramatizações com a orientação meticulosa dos seus docentes.

Por último, e não menos importante, graças a este projeto, 24 alunos da nossa escola, com integração de alunos da nossa escola oriundos de outros países, numa perspetiva inclusiva e facilitadora de aprendizagens em diferentes contextos, deslocaram-se a Itália, Grécia e Polónia. Estes alunos puderam conhecer outros países, as suas culturas e as suas comunidades escolares. Conheceram espaços de liberdade como as bibliotecas públicas de outros países, locais de memória e esperança. Esse era o desígnio deste projeto: as bibliotecas ao serviço do conhecimento, da formação pessoal e da educação para os valores.

Poderão conhecer melhor o projeto acedendo ao blog do projeto: