The Beauty of Difference

Sob a égide do tema The Beauty of Difference, recebemos na nossa escola, em Job Shadowing, de 18 a 22 de março, dois professores de uma escola de línguas, para adultos, da cidade de Huelva.

Os dois colegas tinham como principais objetivos assistir e observar aulas de línguas, reunir com os coordenadores dos nossos projetos e receber orientações sobre como implementar e gerir projetos ERASMUS na sua escola.

Segundo os nossos convidados, simpáticos e afáveis, verdadeiramente dignos de serem tratados como nuestros hermanos, a qualidade e a dimensão dos projetos ERASMUS que temos vindo a desenvolver tornam-nos uma escola de referência a nível europeu. Daí o seu interesse em observar as dinâmicas e técnicas pedagógicas utilizadas em sala de aula (especialmente nas aulas de línguas – português, inglês, espanhol, francês e alemão –, para grande pena minha, que estou dedicada às ciências exatas).

Durante a semana que aqui passaram, tiveram a oportunidade de assistir a várias aulas – aulas normais! Sim, Caros Leitores, os nossos visitantes assistiram a aulas planificadas de acordo com as necessidades dos nossos alunos e não a aulas desenhadas para os impressionar. De todas as aulas assistidas, obtivemos um feedback muito positivo, quer pelo empenho, entusiasmo e qualidade dos docentes que as dinamizaram, quer pelas metodologias inovadoras e criativas (que já definem a normalidade das nossas aulas), quer mesmo pela forma como foram resolvidas situações de conflito, que tantas vezes os nossos alunos nos criam. As aulas foram observadas a olho nu, porque decorreram sem adornos ou efeitos cinematográficos especiais.

Relativamente aos projetos que demos a conhecer (porque estavam em consonância com os seus interesses e porque não houve tempo para mais), ficaram encantados com as excelentes condições físicas da nossa biblioteca escolar e entusiasmados com a criatividade dos projetos desenvolvidos nesse espaço, a que não são alheios o profissionalismo e o espírito de colaboração de toda uma equipa que, sob a batuta do nosso professor bibliotecário, torna possíveis atividades como o Tea Reading (realizado entre as turmas do 8.º A e 9.ºA) com que presenteamos os nossos convidados no seu primeiro dia de visita. Esta atividade de motivação do estudo da língua inglesa, interpares, envolveu disciplinas tão diferentes como inglês, obviamente, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual, para além de tratar temas tão importantes como a inclusão, a não discriminação e a aceitação do que é diferente.

As reuniões com os coordenadores de projetos/clubes, como o Eco-Escolas, Sala de Estudo, Clube de Línguas, Sala S!Mbiose, Clube de Robótica, Clube de Rádio e interVISÕES, só confirmaram as suas expectativas: somos profissionais empenhados, criativos e organizados, com disponibilidade para ajudar os nossos alunos a produzirem trabalhos de qualidade.

«A cereja no topo do bolo», disseram, foi a oportunidade de esclarecer dúvidas e recolher ideias junto dos nossos três mentores ERASMUS, a cujo trabalho teceram os mais rasgados elogios pelo facto de conseguirem proporcionar a participação de tantos alunos em mobilidades, pelos critérios de seleção dos cursos de formação, que proporcionaram a tantos professores e funcionários e, como neste caso, pelas atividades de Job Shadowing, que permitem a partilha de experiências entre escolas cada vez mais abertas ao mundo, sem esquecer a identidade europeia comum.

Como já vos contei, os nossos colegas espanhóis trabalham numa escola de Huelva inteiramente dedicada ao ensino de línguas e com a capacidade de conferir certificação aos alunos que a frequentam. Tal possibilidade, fez suspirar as colegas de línguas e deixou a fervilhar a mente criativa e sonhadora do nosso diretor.

Vivemos tempos em que o nosso profissionalismo é constantemente colocado em causa e a nossa profissão não é devidamente valorizada, daí constituir um verdadeiro bálsamo o reconhecimento profissional dos nossos pares além-fronteiras. Quando tal acontece, tenho vontade de afirmar ”Sim, Somos Canelas!”

Lady ERASMUS