Boa prestação do agrupamento no concurso de leitura do PNL

Oito alunos do nosso agrupamento participaram na fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo PNL, e que se traduziu num bom resultado, com o apuramento para a fase intermunicipal da aluna Sofia Faria, do 11º C.

A fase municipal decorreu na passada segunda-feira na modalidade à distância, nas instalações das bibliotecas escolares do agrupamento, através de videoconferência e realização de um questionário online sobre cada uma das obras literárias indicadas para esta fase da prova.

Estiveram a prestar provas escritas cerca de 80 alunos dos diferentes agrupamentos de VNG. Desses foram apurados 20 que passaram às provas orais. No final da tarde foram apurados 12 alunos (3 por ciclo de ensino) para prestarem provas na próxima fase que é a intermunicipal, que terá lugar em Matosinhos, já no próximo dia 26 de abril.

Todos os alunos receberam um prémio pela sua participação. A Sofia faria, pelo seu apuramento, recebeu adicionalmente um cheque no valor de 50€, muito bem merecido, diga-se. A argumentação que utilizou perante o júri e plateia, a propósito da obra que leu “Fanny Owen” de Agustina Bessa-Luís, centrou-se no papel da mulher ao longo da história e da importância em manter a luta pela defesa dos seus direitos na sociedade atual. Fez muito bem, e com uma segura capacidade argumentativa, a ligação para o Dia Internacional das Mulheres” que se celebra hoje, dia 8 de março, e, portanto, da luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Sentimo-nos muito orgulhosos pelo apuramento da Sofia Faria para a próxima fase do Concurso Nacional de Leitura, que antecede a fase final do mesmo. Um reconhecimento a todos os nossos alunos pelo empenho e prestação, aos respetivos docentes, pais e outros que apoiaram a preparação destes discentes. Boa sorte, Sofia, para a próxima etapa!

Artigos relacionados

Leave a Comment