Visita do escritor Paulo Santos

O escritor Paulo Santos trouxe As Aventuras da Cuscas até ao Agrupamento de Escolas de Canelas nos dias 2, 3 e 4 de maio.

Foi na biblioteca escolar de Alquebre que esta aventura começou, mas a Cuscas também voou até ao JI de Ribes e à Escola Básica do 1ºCEB, EB1/JI de Brandariz, EB1/JI do Monte e EB1 de Laborim de Baixo.

Partindo da obra Olá!, os alunos puderam conhecer a anatomia das abelhas, as suas fases de vida, o sistema social de uma colmeia, tarefas e funções de cada uma, realçando o importante contributo deste inseto para a sobrevivência do planeta. O autor, e também apicultor, proporcionou aos presentes o contacto físico e visual do trabalho das abelhas numa “colmeia de vidro”, que estimulou a atenção e a curiosidade dos alunos e professores.

As abelhas Cuscas e Carlota, o zangão Vasco e a abelha rainha Vitória fizeram as delícias dos mais novos numa pequena peça de fantoches que os fez viajar pelas diferentes fases de vida deste inseto tão laborioso, cuja importância é ainda impercetível para o ser humano.

Paulo Santos escreveu igualmente outras obras que valorizam o património histórico e cultural do nosso país em que as divertidas personagens, Cuscas e os seus amigos, protagonizam uma viagem por alguns dos emblemáticos monumentos e edifícios, como é o caso do Castelo de Guimarães, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro da Batalha e ainda o Museu do Vinho em São João da Pesqueira.

Artigos relacionados

Leave a Comment