Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na BE de Alquebre

Durante o mês de outubro, assinalou-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) com diversas iniciativas na Biblioteca Escolar de Alquebre.

Este ano, o mote lançado pela Rede das Bibliotecas Escolares foi o seguinte: “Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar”.

No início do mês realizaram-se seis sessões de formação de utilizadores com todas as turmas da Escola EB1/JI de Alquebre com a orientação da professora bibliotecária.

Posteriormente realizaram-se quatro sessões de animação da leitura do livro “Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, de Mafalda Milhões, seguindo-se um workshop de ilustração com as crianças do Pré-Escolar e com os alunos do 1º e 2ºanos de escolaridade. A partir desta obra, as crianças puderam imaginar quem gostariam que coubesse na biblioteca escolar e representaram essas pessoas/personagens em janelas que foram estrategicamente coladas em casas de cartão.

Efetuaram-se ainda duas sessões de animação da leitura do livro “Trincas – o monstro dos livros”, de Emma Yarlett, com os alunos do 3º e 4ºanos os quais participaram também num workshop de ilustração e de escrita criativa. A partir da imaginação dos alunos, a personagem principal desta história – o Trincas – continuou a “entrar” em histórias que não lhe pertencem, mas que são bem conhecidas por todos: “Os três Porquinhos”, “A Branca de Neve e os Sete Anões”, “O Pinóquio”, “Rapunzel”, “Os Mauzões” (…).

Todos os trabalhos realizados foram expostos na biblioteca no dia 23 de outubro, dia em que se assinalou em Portugal o Dia da Biblioteca Escolar. 

Artigos relacionados

Leave a Comment