Sessões com o escritor Paulo Santos

O escritor Paulo Santos voltou a visitar o Agrupamento de Escolas de Canelas para apresentar as aventuras da abelha Cuscas, a personagem principal das obras do autor.

Esteve presente nas escolas EB1/JI da Lagarteira,  EB1/JI da Serpente,  EB1 de Loureiro 2, JI de Loureiro 1, EB1/JI de Megide e EB1/JI do Curro.

Os alunos das turmas 5º B, 5º E e 5º F também assistiram a uma sessão no pequeno auditório da escola-sede.
As sessões conjugaram uma vertente pedagógica interdisciplinar, permitindo que uma sessão literária mostrasse aos presentes os aspetos curiosos da anatomia da abelha, o que fazem no seu dia-a-dia e a beleza e a importância das abelhas para a sustentabilidade do planeta.

As personagens das histórias, a Cuscas, a Carlota, o Vasco e a rainha Vitória foram apresentadas em versão de fantoche criando uma dinâmica muito divertida nas sessões. 

No final de cada sessão, os presentes tiveram ainda oportunidade de contactar com uma colmeia de vidro e observar o comportamento das abelhas em grupo. 
Antes do encerramento, os alunos tiveram direito a uma sessão de autógrafos e a um chupa-chupa feito de mel.
 
No dia 11 de dezembro, os alunos do 4º ano de escolaridade assistiram ainda a uma sessão online com o autor para escutar a leitura da obra “Cuscas no Castelo de Guimarães”.

Artigos relacionados

Leave a Comment