Revista Colóquio Letras


    O número 176 da revista Colóquio/Letras é dedicado, em grande parte, à obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, no mês em que se realizou o congresso internacional sobre a autora, que decorreu nos dias 27 e 28 na Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com o Centro Nacional de Cultura.
    Giulia Lanciani, Piero Ceccucci, Pedro Eiras, Richard Zenith, Luis Maffei, Rosa Maria Martelo, Paula Morão, Teresa Amado e Maria Andresen de Sousa Tavares assinam artigos sobre a obra e o espólio da autora de Livro Sexto. São ainda publicados depoimentos de Gastão Cruz, Michel Chandeigne, Ponç Pons e Eucanaã Ferraz. A crónica é da autoria de Miguel Sousa Tavares (“Roma, Piazza Navona”) e as imagens do pintor Jorge Martins.
    Para além do vasto número de recensões, abrangendo as mais diversas áreas, dão-se a conhecer textos inéditos de Yves Bonnefoy e António Osório e poemas de Pedro Tamen, Manuel Alegre e Ana Luísa Amaral. Yves Bonnefoy e Ana Marques Gastão escrevem sobre literatura e outras artes (“O desenho e a voz” e “A dança como metáfora do pensar”). A génese de Levantado do Chão, de José Saramago, é analisada por Maria Graciete Besse a partir da leitura de Uma Família Alentejana.

Artigos relacionados

Leave a Comment