DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

A 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação

O objetivo é alertar para a fome e desnutrição que ainda existem em muitas partes do mundo e, em especial, ajudar os países em desenvolvimento (aqueles que são mais pobres) a obter os recursos económicos e técnicos (ou seja, o dinheiro e as máquinas) necessários para conseguirem produzir a sua comida.

No entanto, todos os dias deitamos fora imensa comida que poderia ser aproveitada. Sabias que um terço da comida produzida no mundo é desperdiçada?

Cabe às fábricas e empresas escoar os alimentos que não vendem, dando-os a quem precisa deles e também a todos nós, em casa, a comprar e cozinhar apenas aquilo de que precisamos e a reaproveitar os restos para novas refeições.

E porque além de ajudar o mundo, também é importante ajudares-te a ti mesmo, tu próprio podes fazer opções saudáveis e sustentáveis no momento de decidir o que vais comer, todos os dias!

A dieta mediterrânica (que é o regime alimentar tradicional dos países da zona do Mediterrâneo, como Portugal) é considerada uma das mais saudáveis do mundo. E até ajuda a combater o risco de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cancro!

Por isso, é a base perfeita para te guiares na tua alimentação diária: muitos alimentos de origem vegetal, muito peixe, pouca carne vermelha, alguns laticínios   e a utilização do azeite como principal fonte de gordura.

Artigo retirado da Visão Júnior – (adaptado)

dsc09192

Artigos relacionados

Leave a Comment