O projeto “Da minha casa para o mundo” desenvolvido pelos alunos da turma do 5º A no ano letivo transato, no âmbito do projeto “eTwinning”, foi distinguido com o “Prémio Nacional eTwinning 2018”, vencendo na categoria do 2º Ciclo.
O projeto assentou na perspetivação da casa como um espaço que reflete a cultura dos seus habitantes, as suas tradições e história de um povo. Foi nosso intuito potenciar um vínculo afetivo ao edifício no qual habita a família, a “casa”, promovendo um misto de conhecimento do lugar em que vivemos e de descoberta da história familiar que afeta esse espaço. A escola foi igualmente encarada como uma segunda casa, espaço de formação, afetos, inclusão e cidadania. Outro dos seus objetivos foi partilhar elementos comuns e distintos, tradicionais das nossas casas típicas de Espanha e Portugal, envolvendo a escola parceira de Lugo, Galiza.
O projeto teve igualmente uma forte vertente de integração curricular, tendo participado a disciplina de Inglês (Paula Aires), História e Geografia de Portugal (Augusto Oliveira), Educação Tecnológica (Paula Gomes), tendo grande parte do trabalho sido realizado pelos alunos na biblioteca escolar, contado com o apoio do professor Manuel João Pinto. Desenvolveu-se ainda uma articulação com os alunos do projeto “Sim, somos capazes”, sob a orientação do professor Luís Baião, visando a promoção de uma escola ainda mais inclusiva.
Este projeto fora já em setembro galardoado pela Agência Nacional com o “Prémio Selo Nacional” e o “Prémio Selo Europeu”, destinado a projetos europeus colaborativos. Os Selos de Qualidade eTwinning são concedidos a escolas com excelentes projetos eTwinning, o que significa que o projeto atingiu um determinado padrão a nível nacional e europeu em inovação pedagógica, integração curricular, comunicação e colaboração entre escolas parceiras e utilização das tecnologias.
A cerimónia de entrega do “Prémio Nacional eTwinning 2018” decorrerá em Lisboa, no dia 23 de novembro de 2018, entre as 11h e as 17 horas e 30 minutos, onde estará representada a nossa escola com cinco alunos, os quais serão responsáveis pela mostra de um pequeno vídeo com algumas das atividades desenvolvidas e pela apresentação do projeto.
Um agradecimento a todos que colaboraram e participaram no projeto, não esquecendo os pais e encarregados de educação que, ao longo do mesmo, deram sempre o suporte necessário.
O coordenador do projeto
Augusto Oliveira