EQAVET

O Agrupamento de Escolas de Canelas encontra-se a implementar um sistema de garantia da qualidade alinhado com o Quadro EQAVET, tendo em vista a atribuição, por parte da ANQEP, I.P., do selo EQAVET.

O que é o Quadro EQAVET

O Quadro EQAVET (instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009), ao estabelecer uma compreensão partilhada entre os estados-membro sobre o que se entende por Qualidade na EFP inicial e contínua, tem uma dupla finalidade:

• Apoiar as autoridades e os operadores na promoção e monitorização da melhoria contínua dos sistemas e das ofertas de EFP e potenciar a sua atratividade;
  • Concretizar a convergência europeia na EFP através da promoção da transparência das qualificações, da mobilidade dos alunos/formandos e trabalhadores e da ALV e potenciar a mobilidade sectorial, nacional e internacional num mundo globalizado.

O quadro europeu visa a avaliação e melhoria dos resultados da EFP em termos de:

• Adequação da oferta à procura de qualificações por parte de jovens/adultos e de empregadores;
  • Atratividade e melhor acesso à EFP por parte de jovens e adultos;
  • Empregabilidade e/ou prosseguimento da formação por parte dos diplomados de EFP.

Equipa EQAVET

Documentos estruturantes