Os alunos que integram o projeto de leitura inclusiva “Todos Juntos Podemos Ler”, numa iniciativa conjunta da biblioteca escolar e do grupo de Português, têm vindo a criar na ferramenta Padlet a biografia de Anne Frank e dos acontecimentos que lhe foram contemporâneos e dos quais se tornou vítima. A atividade tem vindo a ser desenvolvida quinzenalmente com alunos de várias turmas, os quais, em mentoria foram orientados na leitura de um livro sobre “Anne Frank”e na criação de uma biografia digital sobre a jovem judia, concluindo-se a atividade com o visionamento do documentário “Anne Frank, vidas paralelas”.
Apresentamos aqui o produto final dessa atividade, da autoria dos alunos Nazarii Oliferenko e Pedro Batista do 8º F, que o apresentarão à respetiva turma numa das próximas aulas de Português.
Com este projeto, pretende-se:
- Fomentar a participação e o aumento de oportunidades de leitura com todos atendendo à diversidade de leitores, expectativas e necessidades;
- Incentivar a realização de práticas de leitura e de escrita em distintos contextos, formatos e suportes acessíveis, promovendo a equidade e a inclusão;
- Mobilizar os meios específicos necessários para o desenvolvimento da leitura autónoma e por prazer;
- Contribuir para uma educação inclusiva através do aumento da participação no processo de aprendizagem e na vida da comunidade.