Vem descobrir a biblioteca!

A equipa da biblioteca escolar promoveu durante outubro, mês internacional da biblioteca escolar, nove sessões de apresentação dos serviços e recursos de informação disponíveis na biblioteca, para todos os alunos do 5.º ano, com o objetivo de tornar os seus utilizadores autónomos no processo de acesso à informação. Esta atividade procurou dar resposta às necessidades dos novos alunos desta escola, com o objetivo de dar a conhecer o espaço, organização e funcionamento da biblioteca escolar (BE), para uma correta utilização dos espaços e serviços existentes.

Conscientes da importância que uma boa formação junto dos utilizadores tem para uma utilização autónoma e eficaz das BE, os elementos da equipa da biblioteca apresentaram e explicaram as áreas funcionais das BE, dos serviços e equipamentos ao seu dispor, dos tipos de documentos existentes, das regras de organização e funcionamento, a não esquecer, e do modo como os documentos estão registados e organizados. No final de cada sessão, houve ainda um tempo para explicar aos alunos, de forma sucinta, que a biblioteca está também presente a distância, apresentar o blogue e as redes sociais da biblioteca escolar. A visita terminou com um convite aos alunos para a requisição de um livro.

É importante ainda registar que a alegria voltou este ano à biblioteca, quebrando a monotonia e abatimento que o confinamento e as muitas medidas de contingência causaram à biblioteca escolar, impedindo os alunos de a frequentarem livremente. Viva a biblioteca e a vida!

Artigos relacionados

Leave a Comment