Aristides de Sousa Mendes, homenagem justa para um português exemplar!

Aristides de Sousa Mendes foi ontem homenageado com honras de Panteão Nacional, gesto simbólico, justo e significativo em memória de um homem que se mostrou corajoso, humanista e leal aos princípios morais numa época negra da história da Europa e também de Portugal. Aristides não se vergou às ordens dos seus superiores, Salazar e o seu governo ditatorial, contrariando as instruções recebidas, salvando assim milhares de vidas, a maior parte delas de judeus que fugiam às perseguições nazis e aos campos de concentração, precisando de um visto para escapar e entrar em Portugal, rumo, na sua maioria, à América, onde encontrariam a plena liberdade e esperança.

A biblioteca desenvolve agora dois projetos Erasmus que têm como tema o Holocausto e dos quais Aristides de Sousa Mendes é figura central. No ano letivo anterior, os alunos de 5º e 6º ano leram um livro biográfico sobre Aristides de Sousa Mendes no âmbito da atividade “10 minutos a ler”. No âmbito da temática «Holocausto» e «Personalidades que marcaram a diferença» os alunos do 6ºA realizaram um trabalho multidisciplinar (DAC) cujo produto final é foi uma excelente apresentação em kamishibai e em rape da história desse herói português do século XX, Aristides de Sousa Mendes. Esse projeto contou com a colaboração das disciplinas de Português, HGP, Inglês, Ed. Visual e com a criatividade e empenho de todos os alunos da turma.

Por seu turno, em algumas turmas do 3º Ciclo, na disciplina de Português, fizeram excelentes apresentações sobre o consul português e outras figuras relevantes ligadas ao tema do Holocausto. Foram igualmente adquiridas algumas obras sobre a vida do autor para a biblioteca escolar, inclusive o filme “Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul de Bordéus”, João Correa e Francisco Manso, o qual vai ser projetado na biblioteca escolar nos dias 27 e 29 de outubro, destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclo. As inscrições podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/document/d/1Wjknr58ZTePIum4DPOJE-95ppPuHjntM/edit?usp=sharing&ouid=114903419032486281243&rtpof=true&sd=true

Paralelamente, ao longo do ano letivo, serão dinamizadas sessões sobre Aristides de Sousa Mendes na biblioteca escolar, dinamizadas pelos docentes de História e Geografia de Portugal, Paula Rodrigues e Augusto Oliveira. Os alunos de 5º e 6º ano, nas aulas de Educação Visual, irão realizar ao longo do presente ano letivo uma banda desenhada sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes.

Tema do Holocausto nos “10 minutos a ler”

\

Aristides de Sousa Mendes presentation

Artigos relacionados

Leave a Comment