Atividades “Internet Segura” e “Formação de Robótica – Tangin”

Tivemos de novo o privilégio de beneficiar da parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, do Programa SeguraNet, por intermédio da Drª Maria José Loureiro e Drª Susana Senos, com a deslocação de ambas à nossa escola, uma vez mais, promovendo, em articulação com as bibliotecas escolares do agrupamento, formação para alunos do 1º Ciclo sobre o tema “Internet Segura”.

As escolas desta vez contempladas foram as EB1/JI de Megide, EB1 Lagarteira e EB1/JI do Monte, com sessões destinadas aos alunos do 4º ano. Tendo em conta a idade das crianças envolvidas nesta iniciativa, foi preparada uma atividade apelativa, centrada em vários videos do Programa SeguraNet, procurando captar o interesse e a motivação dos alunos para esta temática, e ao mesmo tempo, conferir uma natureza mais lúdica à iniciativa.

Os alunos tiveram oportunidade de entender a importância da privacidade, da identidade digital e dos cuidados a ter na utilização da internet. No final, as formadoras disponibilizaram aos alunos e docentes links para atividades lúdicas, o que propiciou um momento lúdico de enorme agrado aos alunos.

Já no período da tarde, decorreu uma ação de formação de curta-duração “Formação de robótica: Projeto TangIn”, dinamizada por formadoras do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, em parceria com a equipa da biblioteca escolar de Canelas.
A intenção desta formação foi apresentar as potencialidades do uso da linguagem robótica com os mais novos. O projeto TangIn pretende conceber e desenvolver um conjunto de recursos educativos e materiais didáticos para promover e apoiar o uso eficiente dos conceitos e das ferramentas de programação tangível em sala de aula pelos professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico, enquanto ensinam disciplinas relacionadas com STEM (Science, Technology Engineering and Mathematics).

A professora bibliotecária Paula Moreira apresentou as atividades pedagógicas por si construídas recorrendo à robótica aos onze docentes presentes nesta formação. A exemplificação que fez da utilização da robótica em contexto de promoção de aprendizagens mereceu o maior interesse dos docentes. Ainda na referida formação, os professores tiveram oportunidade de se transformarem em “programadores” e em “robôs”, aprendendo em contexto as coordenadas a atribuir ao robô para a sua movimentação em tabuleiros específicos.

Cumpre-nos, por fim, agradecer a preciosa colaboração da equipa da CCTIC da Universidade de Aveiro, cuja parceria com a nossa escola se mantém desde há quatro anos e à qual pretendemos dar continuidade dado o seu potencial pedagógico e educativo.

This slideshow requires JavaScript.

 

Artigos relacionados

Leave a Comment