Evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

This slideshow requires JavaScript.

A nossa escola, por intermédio dos docentes de História e da equipa da Biblioteca Escolar, assinalou o Dia Internacional em memória das vítimas do holocausto com diversas iniciativas. Esteve patente uma exposição sobre o Holocausto no átrio principal da escola, da responsabilidade dos docentes de História e outra ainda sobre Aristides de Sousa Mendes, figura impar da História nacional e que teve uma ação distinta salvando mais de 30 mil judeus da perseguição nazi. Estas iniciativas foram desenvolvidas de modo colaborativo, associando-se à evocação a equipa da biblioteca escolar que desenvolve presentemente dois projetos Erasmus centrados na leitura de obras literárias sobre o Holocausto. Esteve ainda patente no átrio uma outra exposição sobre os direitos humanos.

Durante o dia diversas turmas de diferentes níveis de ensino, acompanhados pelos respetivos docente de HGP ou de História, visitaram a exposição e fizeram-se fotografar com um cartaz associado à campanha em linha do Instagram#weremember. Os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de ler em voz alta excertos do livro “Os meninos que enganavam os nazis” para os seus pares do 8º ano.

Ainda na biblioteca escolar, os alunos do 9º A, acompanhados da docente de História, visionaram o filme francês “Uma turma difícil” que nos fala sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje. Um filme que nos direciona para uma reflexão em torno dos direitos humanos, da inclusão e dos desafios da educação.

Dia 27 de janeiro, um dia em que a indiferença perante uma das maiores tragédias humanas – o Holocausto – não existiu na EBS de Canelas.

 

Artigos relacionados

Leave a Comment