Comemorações do centenário de nascimento de José Saramago

This slideshow requires JavaScript.

No âmbito das comemorações do Centenário de Nascimento de José Saramago, a Biblioteca Escolar está a dinamizar várias iniciativas para celebrar a vida e obra deste ilustre escritor português.

Ao longo do mês de novembro estão a ser promovidas sessões de conto nas turmas do 4º ano de escolaridade do agrupamento de escolas. Cada sessão inicia com uma breve abordagem à vida e obra do escritor, seguindo-se o conto da obra “A Maior Flor do Mundo” e o visionamento da curta-metragem animada desta obra. Esta atividade conta ainda com a participação dos alunos num quizz e numa oficina de ilustração.

Tem sido evidente o interesse dos alunos pela célebre obra.

Na escola sede foram igualmente dinamizadas algumas atividades de evocação do nascimento de José Saramago.

A aluna Leonor Gomes, do 11º C, no âmbito da disciplina de Português, no passado dia 7, procedeu a uma excelente apresentação a três turmas de 11º ano, na biblioteca escolar, sobre a obra “O ensaio sobre a cegueira”. Esta atividade foi concluída com o visionamento do trailler do filme que adapta esta obra de Saramago ao cinema, intitulado “Blindness”. Refira-se que este filme, tal como “José e Pilar, integra a mostra cinematográfica selecionada pela equipa escolar do Plano Nacional de Cinema, disponibilizada para projeção na biblioteca escolar.

Em parceria com as bibliotecas escolares da EB2/3 Padre António Luís Moreira e da EBS Sophia de Mello Breyner, no passado dia 11, a nossa biblioteca participou numa e-atividade conjunta de evocação de Saramago com as referidas escolas. Durante 45 minutos, os alunos partilharam leituras do referido escritor, de géneros literários distintos, tendo participado diferentes alunos da turma do 6º B.

Por fim, os alunos da “Banda sem nome” que integram o projeto “Sim, somos capazes”, liderados pelo docente Luís Baião, cantaram o poema de Saramago “Não me peçam razões”.

A biblioteca escolar contou ainda com uma sessão sobre o autor, dinamizada por um elemento da Fundação José Saramago, Idália Tiago, no passado dia 21, destinada aos alunos de 12º ano, tendo como tema a vida e obra de Saramago.

Um agradecimento especial aos docentes Clementina Silva, Cristina Freitas e Luís Baião Paula Morais, aos restantes docentes participantes nas atividades, bem como à equipa da biblioteca escolar.

Artigos relacionados

Leave a Comment