Somos “Escola a Ler”

Este projeto foi abraçado pelo Agrupamento de Escolas de Canelas e a sua implementação é da responsabilidade das duas bibliotecas do agrupamento, que encontram nos docentes extraordinários aliados nesta aposta na leitura no âmbito do Plano Plano Escola + 21|23. Esta ação visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida.

Atividades a dinamizar no nosso agrupamento até 31 de julho de 2023,

1. As atividades a implementar são as que constam do Plano Escola+ 21|23, a saber:

1. Leitura orientada 
Realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita: uma hora por dia no primeiro ciclo do ensino básico e uma hora por semana no segundo ciclo do ensino básico.

2. Projeto Pessoal de Leitura 
Desenvolvimento de projetos individuais de leitura que explicitem objetivos de leitura e impliquem o contacto com temas comuns em obras, em géneros e em manifestações artísticas diferentes (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).

3. Tempo para ler e pensar!
Leitura e exploração de livros, jornais, revistas e/ ou outros materiais de leitura na biblioteca escolar em articulação com docentes de diferentes áreas curriculares, com periodicidade e tempo estipulados (desejavelmente mensal, em cada turma).

4. Vou levar-te comigo!
Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras.

5. Livr’ à mão
Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo.
A atividade e respetiva seleção de livros é organizada pela biblioteca e desenvolve-se de forma articulada com o professor titular de turma/ professor de português, recorrendo ao livro do projeto “10 minutos a Ler”.

6. Equipas de leitura
Seleção de alunos com bom desempenho leitor, disponíveis para prestarem apoio aos alunos/ colegas na dinamização de sessões regulares de leitura.
Orientação das sessões e preparação das atividades de leitura pelo professor bibliotecário e/ou outros docentes.

Artigos relacionados

Leave a Comment