Atividades dinamizadas na Semana da Leitura

Chá de leitura (BE sede – RIB_4ºano)

No primeiro dia da semana da leitura, durante a manhã juntaram-se as turmas do 6º B e do 4º ano num encontro de partilha de leituras. Os alunos do 6º B leram o conto “O aquário” de João Pedro Mésseder” e declamaram algumas das poesias por si criadas inspiradas na obra literária do autor. Seguiu-se uma exploração das ideias da obra em questão que apelava para a multiculturalidade, o respeito pela diferença e a promoção da igualdade e inclusão de todos. A atividade encerrou com o momento mais desejado: um convívio com chá e bolachas!

This slideshow requires JavaScript.

Tertúlia literária

Durante o período da tarde, na biblioteca escolar, promoveu-se uma tertúlia literária com três docentes espanhóis que visitavam a nossa escola no âmbito do Erasmus + (ação job shadowing), proporcionando-lhes uma viagem pela literatura portuguesa e pelos nossos escritores. Foi igualmente um momento de intercâmbio literário, através do qual foi possível conhecer a literatura espanhola e encontrar escritores e correntes literárias comuns. Agradecemos, uma vez mais, ao professor Luís Ferreira a sua valiosa colaboração.

This slideshow requires JavaScript.

Mantas de leitura (EB1/JI Monte)

Para assinalar o início da semana da leitura, os alunos da EB1/JI do Monte tiveram acesso a diversos livros em mantas colocadas no espaço exterior do edifício escolar. Vivenciaram verdadeiros momentos de leitura prazerosa.

This slideshow requires JavaScript.

Leituras sem fronteiras (BE Alquebre – ALQ_D) 

Procedeu-se à receção aos docentes espanhóis no âmbito do projeto Erasmus, em job shadowing, hora do conto do livro “Quem quer brincar comigo” de Tino Freitas. Foi feito o reconto da história através duma atividade intitulada “Desenrola a história”.

This slideshow requires JavaScript.

 

Desafios de leitura com a roleta (BE Alquebre)

Os alunos da escola do Alquebre foram desafiados a aceitar diferentes propostas de leitura. A roleta serviu de mote para estes desafios (“liberta um texto e lê-o para uma assistente operacional; escolhe um livro de um autor português; sorteia um livro e lê-o; lê uma história num ebook…”).

Equipas de leitura 

Os alunos envolvidos no projeto “Escola a Ler” desenvolveram a atividade das equipas de leitura durante esta semana e a proposta apresentada foram o livro “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Sosres, evocando a época festiva da Páscoa.

This slideshow requires JavaScript.

Ler dá saúde (Projeto SOBE – MEG_ 3º e 4 º ano)

No âmbito do Projeto Saúde Oral” e bibliotecas escolares deu-se continuidade à apresentação da história “Até os monstros lavam os dentes”, seguido de um jogo de tabuleiro com questões. Relacionadas com a história e com as temáticas de higiene oral trabalhadas pelas enfermeiras, em parceria com a coordenadora de saúde escolar do AEC.

Hora do Conto com Maria João Castro (BE Alquebre – ALQ_B e ALQ_C)

Para assinalar o encerramento da semana da leitura, na EB1/JI do Alquebre, de Gaia e Porto, os alunos de 3º e 4º anos de  escolaridade da EB1 de Alquebre tiveram o prazer de receber na biblioteca escolar a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares de Gaia e Porto, Drª Maria João Castro. Conheceram histórias de diferentes países em duas sessões de leitura muito animadas.

Leituras dramatizadas (BE sede– RIB_3º e 4ºano/alunos 5ºano)

This slideshow requires JavaScript.

Os alunos do 8º A apresentaram aos alunos de 3º e 4º ano uma dramatização intitulada “As palavras cor de rosa e as palavras cinzentas”.

Esta dramatização, representada com qualidade pelos alunos do 8º A, teve como intuito sensibilizar os alunos para a importância das palavras, particularmente, para aquelas que devemos utilizar diariamente no amor e respeito pelos outros.

Após a dramatização, os alunos foram convidados a realizar uma ilustração integrando as “palavras cor de rosa” que todos devemos utilizar na nossa comunicação diária.

 

A arte de descascar tangerinas (os livros da minha vida)

A professora Liliana Silva deleitou-nos com uma atividade extraordinária e inspiradora sobre os livros e as influências que eles e a (boa) música tiveram ao longo da sua vida.

A partir das tangerinas e do apelo aos sentidos, conduziu os alunos do 11º C a uma atividade sensorial como metáfora para a descoberta dos livros e da leitura. A sua experiência de vida e os livros que a marcaram foram apresentados por si como possibilidades para a fruição, para a reflexão e crescimento pessoal.

No final, todos nos sentimos enriquecidos pelo seu testemunho muito pessoal e pela sua autenticidade e generosidade. Um momento inesquecível em prol dos livros e da leitura. As tangerinas produziram outros frutos.

This slideshow requires JavaScript.

 

Artigos relacionados

Leave a Comment