Projeto Erasmus da Biblioteca Escolar – “A Bag of Marbles”

No âmbito do projeto Erasmus+ “Literacy at the service of integration and citizenship” que decorreu entre os dias 20 e 25 de março, realizou-se a mobilidade a uma escola parceira em França -Toulouse, o Collège Henri de Toulouse-Lautrec.                                                                   Nesta deslocação participaram quatro alunos e dois professores de diferentes países, a que se juntaram vários alunos da escola anfitriã que nos acolheram e prestaram um apoio extraordinário ao longo de uma semana repleta de partilhas e experiências.

A semana iniciou-se com a receção na escola estando presentes, os elementos diretivos e os professores e alunos dos diferentes países.  De seguida, assistiu-se a uma apresentação musical dos alunos franceses, a que se seguiram alguns jogos e atividades de apresentação. Após o almoço, realizou-se a deslocação ao centro da cidade estabelecendo um primeiro contato com a realidade local.

No segundo dia, os alunos fizeram a apresentação dos trabalhos realizados pelas diferentes escolas parceiras, de acordo com os objetivos propostos no projeto, no âmbito da leitura e exploração da obra literária “Os meninos que enganavam os nazis”. A tarde foi dedicada à atividade “Making a bag of marbles”, e através de técnicas de recorte e expressão plástica, realizaram o saco de berlindes retratado na obra explorada.

A experiência continuou na 4ªfeira, com a viagem à bonita cidade medieval de Carcassone. Rodeada de muralhas, ruas e castelos, os alunos recuaram a uma época de bravos guerreiros e batalhas. Um dia repleto de cultura, descrito pelo excelente guia que nos acompanhou e com humor e dramatização contou a história deste povo.

No dia seguinte, o período da manhã foi dedicado ao desporto com um jogo de Rugby, modalidade praticada com entusiamo nesta cidade, a qual possui um clube  premiado em vários torneios e títulos. No período da tarde, iniciamos as atividades com um trail sobre a Resistência, percorrendo alguns locais emblemáticos da cidade e regressamos à escola para a cerimónia de entrega dos certificados.

No penúltimo dia de intercâmbio e partilha, realizamos a visita ao “Departmental Museum of the Resistance and Deportantion” um museu que conta com um completo registo histórico do período da segunda guerra mundial. Seguiu-se um almoço convívio num dos maravilhosos parques que esta cidade oferece e finalizou-se a semana de atividades, com a colocação dos trabalhos na árvore da escola e a despedida entre os parceiros.

Por fim, o sábado foi o dia do regresso, com uma emotiva despedida no aeroporto entre os alunos portugueses e os franceses que os acolheram, demonstrando dessa forma o espírito desta experiência, certamente muito marcante e inesquecível, vivida em Toulouse.

Testemunho dos alunos participantes:

 

Uma experiência simplesmente incrível! Adorei participar no projeto ERASMUS, pois consegui, para além de viajar para outro país e descobrir a cidade maravilhosa que é Toulouse, conhecer muitas pessoas e ideologias novas, expandindo os meus horizontes. Rita Bastos -11ºD

A semana de Erasmus ensinou-me muitas coisas novas e proporcionou-me novas experiências de vida, que ficarão para sempre na minha memória!

Carolina Soeiro – 11ºD

 

Participar no projeto ERASMUS foi uma experiência inesquecível e fenomenal.

Enriqueceu a minha cultura geral e fez-me criar laços com pessoas incríveis, foi uma oportunidade maravilhosa que mudou a minha perspetiva do mundo.

Ana Mota – 11ºD

 

O projeto Erasmus foi uma experiência que me irá marcar para sempre. Graças a este projeto consegui conhecer pessoas fantásticas e aprofundar o meu conhecimento em outras culturas, o que na minha opinião, é algo muito valioso e importante para o meu futuro.

Dinis Sousa – 10ºE

 

Artigos relacionados

Leave a Comment